Projeto Tramamos fios e fazemos renda, tramamos vidas e fazemos histórias

A Moradia e Cidadania/SC, por meio do Comitê Florianópolis, em parceria com a Associação Moradores do Rio Vermelho, desenvolve, em Florianópolis, o projeto “Tramamos fios e fazemos renda, tramamos vidas e fazemos histórias”.

     A iniciativa ocorre desde 2015, tendo como um dos objetivos iniciais o resgate da cultura açoriana, que está prestes a desaparecer da cultura de Florianópolis, especialmente no Bairro Rio Vermelho. 

Desde seu início, o projeto já contemplou 75 famílias, em geral, mulheres em vulnerabilidade social, moradoras do bairro Rio Vernelho.

     O projeto apresenta, ainda, um viés empreendedor sobre as futuras rendeiras, visando a promoção da igualdade entre gêneros e o empoderamento feminino, através da geração de trabalho e renda.

     Atualmente, a iniciativa realiza oficinas focadas no resgate da auto-estima, criatividade e fortalecimento de vínculos afetivos e beneficia um total de 35 mulheres.

Periodicamente, a produção artesanal de alto valor histórico é colocada à venda em feiras e exposições, mantendo viva a cultura da Ilha de Santa Catarina e aferindo renda para as famílias.

Durante a pandemia, o projeto teve continuidade, porém sem as reuniões presenciais, que foram retomadas a partir de janeiro de 2022, com a perspectiva de evoluir no processo de venda e distribuição, com a criação de uma loja virtual.

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br