Projeto Renda de Bilro

     A Moradia e Cidadania/SC criou o projeto de Formação em Renda de Bilro, na capital do estado de Santa Catarina. O projeto é focado em três vertentes: patrimônio imaterial através do resgate da renda de bilro, formação de novas rendeiras e a geração de trabalho através da comercialização dos produtos.

     A Coordenação SC estabeleceu parceria com a Fundação do Governo Estadual Nova Vida e com a Associação de Moradores do Rio Vermelho. Ambos contriuirão com o Projeto Tramamos Fios e Fazemos Renda, Tramamos Vidas e Fazemos Histórias – que pretende resgatar a cultura açoriana,  promovendo a permanência e a identidade dessa atividade artesanal, que está prestes a desaparecer da cultura de Florianópolis.

     O objetivo da ação é realizar oficinas semanais com 20 mulheres sem formação e qualificação profissional da comunidade do Rio Vermelho.

     O Projeto Tramamos Fios e Fazemos Renda, Tramamos Vidas e Fazemos Histórias terá a parceria dos alunos do curso de designer de moda da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) contribuindo com o design das peças de renda de Bilro para competir no segmento de fabricação de roupas, além da parceria de uma ou mais marcas de roupas na criação de uma linha específica com detalhes de rendas de bilro. O produto também será comercializado no site da Moradia e Cidadania através de vendas online para todo o Brasil, que também será o veículo principal na divulgação do projeto e da cultura açoriana em Florianópolis.

     A Coordenação SC fará a gestão do projeto e contribuirá com o pagamento da instrutora. Já a Fundação do Governo estadual Nova Vida patrocinará os equipamentos e insumos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br