Projeto Dia da Cidadania

    A Moradia e Cidadania/CE realiza em bairros de baixa renda de Fortaleza e cidades do interior do estado o Dia da Cidadania, que é um projeto de ação social que consiste em levar para diferentes comunidades médicos, dentistas, oftalmologistas, emissão de documentos, cabeleireiros, palhaços para fazer atividades com as crianças, palestras sobre primeiros socorros e DST, em alguns casos doamos cadeira de rodas e medicamentos. O objetivo desse projeto é ver uma sociedade mais justa, cidadã, saudável e principalmente inclusiva. Temos certeza que estamos vivenciando momentos de sonhos e realizações. Esperança de construirmos uma sociedade humana e uma vida melhor para todos. 

    O Dia da Cidadania acontece no segundo sábado de cada mês e são beneficiados em média, 500 pessoas, entre jovens, adultos e crianças. 

    Uma das beneficiadas, Maria Aila da Silva – líder da comunidade atendida pelo projeto do bairro do Montese , diz “Gostaria que outras instituições se preocupassem com as pessoas que são esquecidas pelo poder público, e que nos ajudasse a ter uma vida digna. Nossas comunidades só são lembradas e visitadas na época das eleições. Agradeço a Deus e a ONG Moradia e Cidadania por lembrar-se da  gente. Muito obrigado!\” 

    De janeiro a dezembro de 2009, foram atendidas em média 7.000 pessoas, de janeiro a maio de 2010, já foram 2.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. 

     Sonia Olimpio, coordenadora estadual da Moradia e Cidadania/CE se diz muito satisfeita com a realização deste projeto e revela “Fico aliviada quando levo um projeto de estrema importância para essas comunidades carentes de tudo, de respeito e acima de tudo, de cidadania. Quando saio de lá, sinto que cumpri com o meu dever, pois levei aquele local, literalmente cidadania, pois quando você percebe a satisfação daquelas pessoas com sua certidão de nascimento na mão, que até aquele momento para a sociedade ela não existia, com sua carteira de identidade, com seu CPF e sua carteira de trabalho, fico aliviada de ter contribuído para a garantia da oficialização perante a sociedade, ele se tornou verdadeiramente um cidadão. Isso sim traz alegria no meu coração e dever cumprido”. 

    A Moradia e Cidadania/CE participa do projeto organizando e realizando o evento, articulando todos os parceiros e em alguns casos graves, providenciando medicamentos e doação de cadeira de rodas; o Corpo de Bombeiros ministra palestras de primeiros socorros; o Exército disponibiliza médicos; a Marinha, dentistas; a Secretaria de Saúde do Município, vacinas, medição de pressão e exames de diabetes; a Secretaria de Segurança, carteira de identidade, de trabalho e CPF; o Conselho Tutelar, certidão de nascimento e casamento, 1ª e 2ª via; o Instituo Embeleze, cabeleireiras; e os voluntários que se dedicam muito para a realização da ação.

     “O que me impressiona é o compromisso da ONG em relação às pessoas, o cuidado, o respeito, a preocupação para que dê tudo certo, que as pessoas saiam felizes, isso tem me deixado entusiasmado, e acreditando que o nosso país tem jeito, e essa corrente de solidariedade acaba contagiando mais pessoas a fazerem sua parte, portanto quero concluir dizendo que a Caixa está de parabéns por ter uma ONG comprometida com o ser humano, pensando em fazer o bem, parabéns a todos que participam da ONG que faz a diferença,e podem contar comigo sempre” (Conselheiro tutelar de Fortaleza Sr. Messias Menezes de Queiroz). 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br