Projeto Destaque do Mês – Janeiro 2016

     A ONG Moradia e Cidadania Coordenação Maranhão é parceira do Projeto Mãos na Massa desde 1999. Com o trabalho focado na geração de emprego, renda e qualificação profissional, as oficinas de panificação e confeitaria são realizadas em parceria com o Programa de Capacitação Solidária e outros parceiros do COEP/CAIXA. O projeto está localizado na Rua 14, Quadra 106, Bloco C, nº 2, Cidade Olímpica, em São Luís – MA.

      Nas oficinas, os jovens aprendem técnicas de panificação, confeitaria e similares. A certificação é feita pelo SEBRAE, que durante o ano de 2015 disponibilizou um instrutor para orientar e acompanhar as oficinas. Foram capacitados cerca de 30 jovens. Diante do desejo da turma que se formou durante os cursos oferecidos, foi implantada a panificadora Escola Mãos na Massa, dentro da própria comunidade Cidade Olímpica, palco de diversas ações solidárias. 

     Em 2011, aconteceram as primeiras oficinas de doces e salgados desenvolvidas pelos próprios integrantes que já participavam das aulas, além do acompanhamento de consultoria junto ao grupo.  Nesse período, foram beneficiados 26 moradores da comunidade. Durante as oficinas ministradas pelos jovens já formados, as aulas aconteceram no período matutino de segunda a sexta feira de 09h às12hs, sendo aulas teóricas dias de terça e quinta, e as aulas práticas ás segundas, quartas e sextas.

     No decorrer de 2015, o SEBRAE disponibilizou um instrutor para orientar e acompanhar as oficinas realizadas pelos jovens, onde os participantes aprenderam técnicas de segurança e higiene, preparação das massas, escolha da matéria-prima, bem como a maneira correta de manusear os equipamentos. Cerca de 30 jovens foram capacitados e devidamente certificados.

      Em 2016, a Moradia e Cidadania/MA espera conquistar novos parceiros para tornar real a possibilidade da construção do centro comunitário. Desta maneira, a Coordenação MA busca o financiamento para a revitalização deste projeto – que forma e capacita diversos cidadãos.   

Nosso objetivo:

* Melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade através da geração de trabalho e renda, capacitação, desenvolvimento da consciência de cidadania, estímulo ao trabalho solidário e comunitário.

* Incentivar a organização do trabalho cooperativo;

* Promover cursos e palestras nas áreas de panificação, confeitaria e similares;

* Favorecer a qualificação e oferta da mão de obra especializada na Cidade Olímpica.

 

Ficou interessado e quer contribuir de alguma maneira com o projeto social?
Entre em contato com a Moradia e Cidadania – Maranhão através do email admoradiaecidadaniama@gmail.com  
 {siggal}ma-07.01.2016{/siggal}

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br