A ONG Moradia e Cidadania realizou na última quarta-feira (08/11) reunião on-line para avaliação do Encontro Nacional da Moradia e Cidadania 2023, ocorrido de 27 a 29 de outubro, em São Paulo.
Participaram os coordenadores estaduais, representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, de Comitês de Associados e a Presidência Executiva.
Foram analisados os objetivos do EN, que teve por finalidade gerar aprendizado, integrar as pessoas e renovar as energias para a realização dos projetos e ações da Moradia e Cidadania em todo território nacional.
O relato da maioria evidenciou o clima de acolhimento, a geração de conhecimento, a oportunidade de conhecer colegas que só viam virtualmente, rever os amigos e a importância da reunião presencial – uma vez que o Encontro, neste formato, não ocorria há mais de 4 anos por conta da pandemia.
Novas ideias surgiram, como: ampliar os dias de realização do Encontro, ter mais apresentações, exposições e oficinas com projetos dos Estados, ampliar o período da Feira de Economia Solidária, expandindo-a para as vendas on-line.
Os painéis, temas debatidos – Robson de Mendonça (Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo), Suzy Santos (Projeto Casa sem Preconceitos, de Campinas/SP), Miriam Licnerski Barreto (Gerente Nacional de Comunicação da ONG Moradia e Cidadania) e Marcos Didonet (Geógrafo e produtor de cinema), além das dinâmicas e oficinas, foram bastante elogiadas.
Durante a reunião, a Presidência Executiva anunciou oficialmente a classificação da Moradia e Cidadania na Comissão Nacional para os ODS (CNODS) do Governo Federal e a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com todos os interessados em participar da CNODS, a fim de ampliar o diálogo sobre ações, projetos e políticas públicas que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.
OUTROS ASSUNTOS
Foram destacadas durante a reunião on-line algumas atividades em andamento na Moradia e Cidadania:
- Realização de uma pesquisa de avaliação do Encontro – a qual será consolidada e disponibilizada para todos os estados.
- Sequência da Campanha Associativa Mais à Obra – Rumo aos 10 mil – salientando a importância da busca de novos associados para a sustentabilidade da ONG.
- Inscrição dos projetos no III Edital da FENAE – que é até dia 17 de novembro – próxima sexta-feira.
- Elaboração do Plano de Ação dos Estados para 2024 e aprovação do Regimento Interno e Guia Operacional da Moradia e Cidadania que deverá ser aprovado até o final de 2023.