Emoção, sinergia e gratidão marcam o Encontro Nacional da Moradia e Cidadania 2023

Reencontros, conteúdos, experiências e novidades integraram a programação

A ONG Moradia e Cidadania, realizou de 27 a 29 de outubro, no clube da Apcef/SP, a edição 2023 do Encontro Nacional com a temática Sinergia e Transformação. O evento, o primeiro presencial após a pandemia, refletiu a emoção do reencontro dos cerca de 60 (sessenta) participantes de diferentes regiões do país.

Com uma programação rica, diversificada e com muito conteúdo, o EN 2023 propiciou momentos especiais. Foram dias intensos com painéis de debates; apresentação culturais e artísticas; oficinas temáticas; feira de economia solidária e reuniões simultâneas e a presença sempre animada de nossa mascote Guinho, promoveram sensações únicas tornando o EN ainda mais excepcional.

Já no primeiro dia, uma explosão de sentimentos tomou os participantes, desde o credenciamento até a última atividade da noite: abraços e sorrisos reverberavam a sinergia do ambiente.

Um túnel do tempo, com fotos, ilustrações e muitas histórias, oportunizou aos presentes rememorar fatos importante da história da ONG. Na abertura solene, as falas proferidas expressavam a alegria e a relevância do Encontro Nacional. A noite ainda contou com exibição artística e foi encerrada com um coquetel dançante.

No sábado (28), os painéis de debates também foram destaque. Desafios dos ODS e Metas da Agenda 2030, Transformação Social, além de Sustentabilidade, metodologias inovadoras e voluntariado foram temas das palestras de Miriam Licnerski – Gerente Nac. Comunicação da ONG; Robson César Correa de Mendonça, Presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo; Suzy Santos, fundadora do Projeto Casa sem Preconceitos (Campinas/SP) e Marcos Didonet – Geógrafo, produtor de cinema, fundador e sócio da Total Filmes e do CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente).

Ainda aconteceram apresentações dos projetos CDH Apcef/SP – Ballet, Companhia de Dança Águia Dourada, Dançar é vida e Vida na Maturidade; a Feira de Economia Solidária; oficinas temáticas e reuniões simultânea. O sábado foi encerrado com “Tour São Paulo By Night”.

Os encaminhamentos do EN e ações futuras, juntamente com os lançamentos do novo site, Regimento Interno e Edital FENAE fecharam o encontro na manhã do domingo.

O Encontro Nacional Moradia e Cidadania 2023 – Sinergia e Transformação, fica marcado pela emoção, sinergia e gratidão. Para Laurêncio Körbes, presidente da Moradia e Cidadania, esse é um momento de celebração da vida e de fortalecimento: “Esse Encontro nos mostra toda a beleza de nossa trajetória e vai além: chegamos aqui mais fortalecidos, unidos e certos de que alçaremos voos ainda mais altos”, afirma.

Participaram do EN 2023: Sérgio Takemoto, Presidente da FENAE; Leonardo dos Santos Quadros, Presidente da APCEF/SP; Eloisa Nascimento de Moura, Presidente da Social-CAIXA; Lucas Alves de Mendonça Junior, Presidente da AGECEFSPI, representando a FENAG; e Maria Lucia Dejavite, VP da FENACEF, Patrícia Melo, representante regional de SP da ANACEF, Deise Dalmaso Marques, VP da APEA-SP e Rodrigo Romão, SEV Centro (SP).

Impossibilitados de participarem presencialmente, enviaram mensagens de felicitação: Marcelo Barbosa Silveira – AUDICAIXA; Marcelo Quevedo – ADVOCEF, Luciano Macedo – ANEAC; Ricardo Pontes – FUNCEF e Marconi Apolo – FENAG

Confira tudo que rolou no Encontro Nacional 2023

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br