A ação, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, oferece aulas de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social
Representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Caixa Econômica Federal no estado e da ONG Moradia e Cidadania, dedicaram a manhã do sábado (24/08) para visitar o projeto “Aprendendo com Letras, Números e Bolas” realizado nas dependências da Apcef/RN, que beneficia cerca de 40 crianças da comunidade Pium, localizada no município de Parnamirim (RN).
A ação da Fenae e da Apcef/RN, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, oferece aulas de reforço escolar, atividades lúdicas combinadas com a prática esportiva para as crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. As atividades lúdicas envolvem: o aprendizado com jogos de xadrez, dama, dominó e pega vareta. A dança, a leitura e a música são instrumentos para desenvolver educação e cultura em complemento ao ensino público. Os responsáveis pelas crianças participantes do projeto também são convidados a conhecer e praticar a dança do carimbó, parte da cultura popular.
Em um clima de união e alegria contagiante, a manhã de visita trouxe à tona o talento e o entusiasmo de todos os presentes. Além dos representantes das entidades, o evento reuniu professores, mães e as crianças atendidas pelo projeto.. A magia da poesia tomou conta do espaço com a apresentação de um jogral de poesia protagonizado pelas próprias crianças.
Para completar, a energia do carimbó animou a todos, com idosos mostrando que o ritmo não tem idade, dançando com a vitalidade de quem celebra a vida em cada movimento. E como se não bastasse, o presidente da Apcef/RN, Fernando Costa, surpreendeu os visitantes ao compartilhar seus dons artísticos, recitando emocionantes poesias de sua própria autoria.
Anfitrião do projeto, Fernando Costa falou da importância do projeto para a comunidade. “Sempre considerei que o esporte é tão importante quanto a educação formal, assim como as artes. Para mim, essa tríade tem o mesmo grau de relevância na formação de uma criança”, enfatizou Fernando. Segundo ele, as atividades desenvolvidas pelos professores cumprem um papel importante na formação individual e coletiva das crianças. “Esse senso de coletivismo que é passado no projeto é muito importante, não só na formação do cidadão, como na construção da própria cidadania em si”, finalizou Fernando.
Representando a Fenae, a diretora Lourdes Barbosa foi conferir os frutos do projeto de perto. Para ela, a parceria entre as entidades tem importância fundamental para a construção da cidadania e para promover a inclusão social. “Projeto sociais como o que é desenvolvido na Apcef/RN instigam o debate, promovem a troca de saberes, o respeito, trabalho em equipe e a formação do cidadão”, enfatizou a diretora. “Queremos um mundo melhor, mais justo e com investimento em educação. Só assim vamos garantir uma formação cidadã para que entendam e defendam a democracia”, finalizou Lourdes.
A coordenadora voluntária da ONG Moradia de Cidadania, Altenizia Mota Neves, explica sobre a importância da iniciativa para a construção do futuro das crianças atendidas. Segundo ela, além das aulas de matemática, leitura e futebol, o projeto também oferece lanche para as crianças.
“Nosso trabalho é dedicado a ensinar o valor do ser humano, para que eles possam crescer e prosperar, independentemente de suas origens. Queremos formar cidadãos íntegros e justos, capazes de participar e competir no futuro, garantindo uma vida melhor para si mesmos e proporcionando também um futuro mais digno para suas famílias”, explica Altenizia.
Entre outros, a visita também contou com a participação do superintendente da Caixa do Rio Grande do Norte, Tiago Pereira da Silva Neto; da coordenadora do projeto, Dalvaci André da Silva; da representante do Instrutora da sala de aula, Cristina Lopes da Silva, e empregados da Caixa.
“Juntos a gente faz o futuro brilhar”
Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site: www.fenae.org.br/futurobrilhar