O projeto tem como objetivo demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez e, consequentemente, estimular o raciocínio lógico na tomada de decisões difíceis durante o dia-a-dia dos aprendizes.
O público alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, separados por faixa etária.
Pretende-se com este projeto, mostrar aos interessados, que o xadrez não é apenas um jogo, mas, também, um método de firmamento e aprimoramento intelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, para o aprendizado.
Além das crianças e adolescentes, os adultos e idosos também podem se beneficiar da atividade, com a possibilidade de turbinar o cérebro através de novos conhecimentos e desafios.
A metodologia a ser aplicada é o ensino da teoria e da prática do xadrez através de profissionais que dominam não só a prática, mas também pedagogia; de modo a abordar o conteúdo da melhor forma, de acordo com a faixa etária (infantil). São utilizados vídeos, dinâmicas, brincadeiras e jogos, de modo que os conceitos sejam melhor firmados, até que se chegue, de fato, ao jogo propriamente dito.
Tempo previsto:
O tempo previsto para iniciar a jogar é um semestre, considerando as dificuldades inicialmente apresentadas.
Continuidade:
Esse projeto tem a pretensão de ser contínuo, formando um “grande \”Clube de Xadrez\”, com associados e assistidos do Projeto, incluindo seus familiares.
Parceiros:
O projeto conta com o apoio da Apcef/SP, através da ação de café da manhã e almoço aos voluntários que trabalham no projeto, bem como pelo patrocínio dos professores, equipamentos e espaço utilizado.
Data início: 11/03/2017
Data término: 20/12/2018
Nº de Beneficiários: 40