Entre os dias 14 e 16 de novembro, a ONG Moradia e Cidadania participou da Cúpula Social do G20, evento pioneiro realizado no Rio de Janeiro que deu voz à sociedade civil antes do encontro dos líderes das maiores economias globais.
Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, a presidência brasileira do G20 priorizou debates sobre a erradicação da fome e da pobreza, mudanças climáticas e um novo modelo de governança global. A cúpula garantiu um espaço de diálogo essencial para a inclusão das demandas, lutas e reivindicações das populações no processo decisório do G20.
Além de sua participação na cúpula, a ONG esteve ativamente envolvida nas atividades da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), representada pelas colegas Miriam Licnerski e Robely Carneiro durante a 5ª Reunião Ordinária da comissão.
Dentre as inúmeras atividades realizadas durante a Cúpula Social do G20, destacaram-se:
- Lançamento dos cadernos “Meio Ambiente e Mapas” da série “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20”;
- Apresentação da Estratégia Brasil 2050, conduzida pelo Ministério do Planejamento;
- Lançamento do ODS 18: Igualdade Étnico-Racial;
- Publicação da cartilha “Agenda 2030 e os ODS ao seu Alcance”;
- Prestação de contas dos planos de trabalho da CNODS.
A ONG Moradia e Cidadania também participou de diálogos sociais e contribuiu na elaboração da Declaração Final da Sociedade Civil, documento que reúne propostas e demandas para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
Presença em eventos autogestionados da CAIXA
Nos eventos paralelos organizados pela CAIXA, a ONG participou como palestrante sobre o tema dos ODS e políticas públicas no stand institucional. A participação incluiu também o evento sobre Habitação Social, reforçando o papel da Moradia e Cidadania em iniciativas que promovem justiça social e inclusão.
Compromisso com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
A atuação da ONG Moradia e Cidadania no G20 Social contribuiu para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, um meio ambiente saudável e a erradicação da miséria. A Moradia e Cidadania consolida, assim, o lema da Agenda 2030: “Ninguém fica para trás”, baseado nos cinco pilares orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria e reforça sua missão de contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo para todas e todos.