
No povoado Centro do Primo, em Dom Pedro (MA), o projeto de Hortas Comunitárias tem transformado a rotina de 50 famílias que vivem da agricultura de subsistência e enfrentam insegurança alimentar. Em um território marcado por baixa renda, maioria de mulheres chefes de família e poucas oportunidades, a iniciativa aposta na agroecologia para garantir acesso regular a alimentos saudáveis e fortalecer a autonomia local.
O projeto implementa hortas agroecológicas e capacita mulheres, jovens e agricultores em técnicas de cultivo, compostagem, irrigação, associativismo e empreendedorismo. Com isso, amplia o protagonismo comunitário e fortalece a gestão coletiva da produção.
Alinhado aos ODS 2, 5 e 10, o projeto contribui para reduzir a fome, promover equidade de gênero e diminuir desigualdades socioeconômicas. Realizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Centro do Primo, em parceria com a CSA Empreendimentos, conta com apoio da ONG Moradia e Cidadania/MA, patrocínio da FENAG e parceria da AGECEF/MA, por meio do 2º Edital de Projetos da FENAG. Juntas, essas instituições fortalecem o desenvolvimento sustentável e ampliam as perspectivas para toda a comunidade.
Acompanhe e compartilhe mais iniciativas como esta: @moradiaecidadania.nacional | @moradiaecidadania.ma | @fenagcaixa | @agecefmaranhao | WhatsApp: Moradia&Cidadania.Nacional.
