Instituto Reciclando Sons

Público Alvo: infanto-juvenil

Local: Estrutural/DF

Realização: Instituto Reciclando Sons em parceria com a Moradia e Cidadania/DF

Investimento inicial:

Beneficiados:

Sobre:

     O Instituto Reciclando Sons (IRS) conta com a parceria da Moradia e Cidadania/DF no Projeto En-canto & En-cordas, firmada em 27 de junho de 2015, em reunião entre a Presidente Rejane Pacheco, a diretora financeira Elcielma Nascimento e os representantes da Moradia e Cidadania/DF.

     O projeto tem a missão de formar cidadãos e músicos profissionais oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, a fim de formá-los agentes sociais que contribuam de forma efetiva e eficaz para o desenvolvimento intelectual, cultural e financeiro de suas famílias e comunidades. A iniciativa visa suprir a carência de programas sociais voltados à cultura, formação e lazer na Cidade Estrutural e trabalha com educação musical e acompanhamento socioeconômico e pedagógico. As atividades visam, ainda, corroborar com o aumento do rendimento estudantil, oferecendo as atividades em contra turno escolar.

     Assim, o IRS utiliza a música como um instrumento para educação, inclusão social, ressocialização, geração de renda, formação cidadã e de agentes sociais que multipliquem o conhecimento adquirido e reapliquem a Tecnologia Social de Educação Musical Modular desenvolvida pelo Instituto Reciclando Sons.

O projeto En-canto & En-cordas proporciona a formação musical de crianças, jovens e adolescentes de baixa renda, além da descoberta de novos talentos e do resgate de valores socioculturais. O projeto oferece à comunidade uma vivência enriquecedora através da educação musical com oficinas de canto-coral, teoria e instrumento, todos os sábados, para 40 participantes.

      Já o Projeto Arte do Protagonismo visa capacitar novos profissionais aptos para as disputas do mercado de trabalho e para serem agentes sociais replicadores da tecnologia desenvolvida pelo IRS. Em 14 anos de atuação, o Instituto já atendeu mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens, além de se tornar referência em metodologia de ensino adaptada à realidade da comunidade: “Nós já recebemos traficantes, desempregados e etc, e que se tornaram cantores, compositores e instrumentistas talentosíssimos”, pontua a presidente do IRS, Rejane Pacheco.

     A Moradia e Cidadania/DF realiza o patrocínio institucional, que é revertido na execução do projeto, cuja procura é ascendente desde sua inauguração.

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br