Projeto Amigos da Alegria

4 maio 2018
0

Projeto Amigos da Alegria

     O projeto “Amigos da Alegria” nasceu no ano de 2005, em Chapecó, tendo como referência o grupo Doutores da Alegria, e observando a necessidade de entretenimento para as crianças em tratamento na ala de oncologia do Hospital Regional do Oeste (HRO) de Chapecó.

     Nos anos seguintes, com as intervenções do grupo e observação da realidade nas alas de quimioterapia e radioterapia do HRO, houve uma alteração no enfoque da proposta, direcionando, então, as ações aos adultos e funcionários dos setores visitados, uma vez que diversas entidades locais e grupos organizados já trabalhavam com as crianças, utilizando metodologias mais apropriadas.

     A realidade observada nas salas de espera para consulta e tratamento de adultos era árduo e penoso. A necessidade de carinho, atenção e calor humano nestes espaços motivaram a continuidade do projeto, além de algumas adaptações às realidades encontradas.

     Atualmente o Grupo Amigos da Alegria é composto por empregados da Caixa e tem como método de intervenção a música, declamação de poemas, histórias, piadas, além de caracterizações clown e distribuição de lembranças em datas comemorativas, tais como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.

     O Projeto ocorre em parceria com o Comitê SR Oeste e beneficia cerca de 300 pessoas.