A vocação da Moradia e Cidadania e o Dia Nacional da Habitação

🏡🫶🏻 Hoje, 21 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Habitação, uma data de grande relevância para refletirmos sobre a importância do nosso trabalho no acolhimento de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social.

✏️Segundo dados da Fundação João Pinheiro (2022), o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6,2 milhões de moradias, o que representa 8,3% do total de domicílios ocupados no país. O relatório do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (2023) aponta que 236 mil pessoas vivem nas ruas das cidades brasileiras, sem ter um lar, sendo 62% delas localizadas na região Sudeste.

🙌🏻👨‍👩‍👧‍👦 É nesse contexto que a ONG Moradia e Cidadania exerce um papel fundamental ao atender famílias de baixíssima renda.

✔️ Reconhecemos o papel da CAIXA como o maior banco social e financiador imobiliário do Brasil e da América Latina, da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal – ANEAC (@oficialaneac), e dos empregados da CAIXA que orientam e acompanham os Projetos de Trabalho Social em programas de Habitação e Urbanismo, Social Caixa (@socialcaixa ), bem como a empresa Caixa Residencial (@caixaresidencial) e todos os colegas que, de alguma forma, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, com oportunidades e direitos para todos os brasileiros e brasileiras.

💙🧡Neste dia, queremos destacar, um exemplo do trabalho da ONG Moradia e Cidadania na região central do Rio Grande do Sul, em Santa Maria (@moradiaecidadania.rs). O comitê de associados locais, sob a coordenação dos colegas Altivo Goularte, Rosa Pacheco e Rejo Friedrich (in memoriam), dedica-se intensivamente à realização de projetos de moradia para famílias em situação de extrema pobreza, reformando e construindo casas na comunidade local. Desde o início de suas atividades, em 2001, foram construídas mais de 30 moradias, utilizando recursos financeiros limitados e estabelecendo parcerias estratégicas com o comércio local. Além disso, a mão de obra utilizada tem partido do voluntariado das próprias famílias beneficiadas, seus vizinhos e colegas empregados e aposentados da CAIXA.

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071