
O 2º Edital de Projetos da Parceria Moradia e Cidadania e FENAG selecionou 12 iniciativas socioambientais, contemplando ao menos um projeto em cada região do país. Cada proposta receberá aporte financeiro de R$ 20 mil, acrescido de contrapartida mínima de R$ 5 mil, conforme as regras do edital.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social, incentivando o empreendedorismo, combatendo todas as formas de violência e assédio, promovendo a equidade de gênero e fomentando ações de mitigação às mudanças climáticas.
A seleção das propostas foi realizada pelo Comitê Gestor, composto por representantes da FENAG e da ONG Moradia e Cidadania, que considerou a capacidade de implementação e gestão de recursos das entidades proponentes, em parceria com as respectivas AGECEFs e as coordenações estaduais da Moradia e Cidadania, garantindo a efetividade dos resultados e a transparência na aplicação dos recursos.
O Comitê Gestor parabeniza todos pelo envio das propostas, destacando a qualidade e ressaltando que foi desafiador escolher apenas 12 projetos entre tantas iniciativas de alto nível.
Projetos Selecionados:
AL – PROJETO SOCIAL TRABALHOS CRIATIVOS E LUCRATIVOS NO CASCA
AP – O CANTO DA LEITURA
BA – COZINHA SOLIDARIA CASA DA PROVIDËNCIA
BA – MULHERES R URAIS EM REDE: ARTÍCULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
GO – JUDÔ ALAOR JUNQUEIRA
MA – HORTA COMUNITÁRIA CENTRO DO PRIMO
PA – PALETTS QUE TRANSFORMAM
PE – RODOARTE – DANÇA E INCLUSÃO SOBRE RODAS
RS – ESPERANÇA PARA OS LEÕES DO PARQUE
SE – PROJETO ALIMENTANDO ESPERANÇA
SP – PLANTANDO EDUCAÇÃO
TO – HANDEBOL PARA TODOS
Próximos passos
Os projetos agora entram na fase de execução, período que vai de 23 de setembro de 2025 a 30 de setembro de 2026, com acompanhamento e monitoramento conjunto do Comitê Gestor, das Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania e FENAG, por meio das respectivas AGECEFs, assegurando que os impactos sociais, econômicos e ambientais previstos sejam alcançados.