A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) realizou, nos dias 26 e 27 de março, sua 6ª Reunião Ordinária e a primeira de 2025, em Brasília. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, do governo federal e de entidades subnacionais para discutir os avanços e desafios da Agenda 2030.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, destacou que 80% das políticas públicas federais estão alinhadas aos ODS e reforçou a importância da participação social para o cumprimento dos objetivos.
A pauta abordou temas estratégicos, como:
O Relatório Nacional Voluntário 2025;
A iniciativa “Meu Município pelos ODS”;
Transição Ecológica e Taxonomia Verde;
Estratégia Brasil 2050;
Iniciativas ministeriais em prol dos ODS;
A necessidade de uma rede de comunicação robusta;
Preparativos para a COP 30 e outros eventos internacionais.
Desde sua retomada em 2023, a CNODS avançou significativamente, entregando o Relatório Nacional Voluntário 2024, criando o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial e participando ativamente do G20 Social e do Encontro Nacional de Novos Prefeitos.
Entre os momentos de destaque da reunião, vale ressaltar o encontro da sociedade civil e a aula magna do professor Jessé Souza, que abordou as dificuldades das camadas populares no acesso a políticas emancipatórias e a importância da educação popular na construção da cidadania.
A ONG Moradia e Cidadania também esteve presente, representada por Miriam Salete Licnerski Barreto e Robely Carneiro, que atuam nas Câmaras Temáticas de Estratégias, Parcerias, Financiamento e Meios de Implementação e da CT do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial. A participação da ONG reforçou o papel essencial da sociedade civil na governança dos ODS.
O evento reafirmou o compromisso dos participantes com ações e projetos alinhados aos ODS, promovendo políticas sustentáveis e ampliando a participação social para construir um Brasil mais justo, inclusivo, igualitário e solidário para todas e todos.