Com o propósito de promover a cidadania e fortalecer a consciência sobre direitos humanos, o projeto Cidadania na Quebrada foi lançado na Casa Akotirene, em Ceilândia, Distrito Federal. Selecionado por meio do edital da ONG Moradia e Cidadania em parceria com a FENAG, o projeto é uma das oito iniciativas contempladas que buscam impulsionar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em comunidades vulneráveis ao redor do país.
A iniciativa, voltada a mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade, cria um espaço acolhedor para a troca de conhecimentos sobre igualdade de gênero, empoderamento e direitos fundamentais. Nas atividades, são abordados temas essenciais que contribuem para o fortalecimento da autonomia, da segurança e da capacidade das participantes de exercer seus direitos e lutar por justiça e equidade.
Para Marconi Apolo, presidente da FENAG, a parceria com a ONG Moradia e Cidadania é um marco para o projeto. “Estamos comprometidos em fortalecer nossa atuação no Distrito Federal, reconhecendo a importância de cada família que será beneficiada por este projeto. A colaboração entre a FENAG e a ONG Moradia e Cidadania é fundamental para ampliarmos nosso alcance e impacto social. Juntos, daremos passos significativos para transformar vidas e criar oportunidades para todos que precisam, sempre com a meta de expandir nossas ações para as diversas regiões contempladas nas próximas edições”, afirma Marconi.
Laurêncio Körbes, presidente nacional da ONG Moradia e Cidadania, destaca a alegria de apoiar iniciativas como essa: “Com alegria, celebramos o projeto realizado em parceria com a FENAG e a AGECEF do Distrito Federal. Nossa colaboração amplia o impacto social e beneficiará muitas famílias da Ceilândia e regiões vizinhas.”
A coordenadora do projeto, Joice Marques, ressalta o impacto do Cidadania na Quebrada para as mulheres atendidas: “O projeto tem sido essencial para fortalecer o conhecimento sobre direitos humanos entre as mulheres da comunidade. Ele oferece um espaço de aprendizado e troca, abordando temas como igualdade de gênero, empoderamento e cidadania. Ao promover a conscientização sobre direitos fundamentais, o projeto contribui para que essas mulheres se tornem mais autônomas e seguras, capazes de lutar por seus direitos e exercer plenamente sua cidadania.”
Para o presidente da AGECEF/DF, Gilvânio Borges, o projeto é um exemplo de integração comunitária: “A AGECEF/DF está muito feliz com o início do projeto Cidadania na Quebrada. Com esse projeto, junto à ONG Moradia e Cidadania e alinhado à FENAG, atingimos um dos objetivos da associação, que é ‘incentivar a participação dos seus associados em ações voluntárias e ajuda comunitária’, contribuindo para o bem comum da nossa sociedade.”
“Para nós da Moradia e Cidadania é uma grande oportunidade atuar nesta frente tão cara para nós, a cidadania plena de mulheres. O quilombo urbano feminino Casa Akotirene acolhe, encoraja e oportuniza a mulheres negras um espaço de segurança, de consciência de direitos e exercício da cidadania”, diz Jerry Fiusa, Coordenador da Moradia e Cidadania/DF.
O projeto Cidadania na Quebrada reflete o compromisso da ONG Moradia e Cidadania e da FENAG com ações que combatem diferentes tipos de assédio e violência, promovem a equidade de gênero e racial, incentivam o empreendedorismo e colaboram para a formação de uma sociedade mais justa, consciente e engajada.