No dia 9 de agosto de 1997, o Brasil amanheceu mais triste. Morreu Herbert de Souza, nosso querido Betinho, deixando um exemplo de cidadania, solidariedade e luta pela transformação social do nosso país.
Com a frase “Quem tem fome, tem pressa”, Betinho liderou, desde 1993, a Ação da Cidadania, que promoveu campanhas nacionais de arrecadação de alimentos no combate à fome e à miséria.
A Campanha da Ação da Cidadania mobilizou a sociedade civil. Em 1994, Betinho também criou o COEP, que engajou empresas públicas brasileiras na luta contra a fome, a miséria e em prol da vida. Esses foram alguns dos movimentos de mobilização nacional mais destacados, liderados pelo sociólogo Herbert de Souza entre 1993 e 1997, em favor da população mais excluída do Brasil.
Os empregados da CAIXA participaram em grande número dessas iniciativas de forma voluntária, e a instituição esteve ativamente envolvida com o COEP durante muitos anos. A experiência foi tão exitosa que o desejo de continuidade a esse trabalho social motivou a criação da ONG Moradia e Cidadania, em 2000, que continua o legado de Betinho, realizando ações de combate à fome e à miséria e agora também projetos alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável, em todo o país.
Que a luta incansável de Betinho e o legado que nos deixou continuem a nos motivar a promover a justiça social e a acreditar que, unidos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas.
Betinho, presente!