Última apresentação teatral da Moradia e Cidadania/PE encanta comunidade

3 mar 2015
0

Última apresentação teatral da Moradia e Cidadania/PE encanta comunidade

     No dia 28 de fevereiro de 2015 aconteceu o encerramento do espetáculo Lembranças de Carnaval – organizado pela Coordenação PE, nas comunidades da Zona Norte do Recife. A última apresentação foi no Centro Social Dom João Costa, no Alto José do Pinho, e contou com a presença de 70 pessoas. O objetivo do espetáculo foi levar a arte teatral, gratuitamente, para as comunidades da Zona Norte do Recife, além de apresentar aos moradores os projetos musicais da ONG/PE existentes na região – Maracatu Batuque Erê (Morro da Conceição) e “Batendo na Lata” (Alto José do Pinho).

     A última apresentação foi marcada pela grande interação com o público que, além de dançar, matou a saudade do carnaval aprendendo um pouco sobre a tradição desta grande, e peculiar, festa de Pernambuco. Os meninos representantes do Alto José do Pinho, pertencentes ao projeto de percussão “Batendo na Lata”, abriram a encenação. O que chamou atenção no encerramento do espetáculo, foi o público que o ator – portador de síndrome de Down, Miguel Cabral, atraiu com a sua apresentação. A professora Fátima Souza, saiu do bairro de Boa Viagem para prestigiá-lo. “Achei maravilhosa (a apresentação do ator). Realmente é um sonho que ele está realizando,” falou.

     Miguel interpretou o “vendedor de sonhos”, que na peça, distribui confetes e fez a festa com o público. A professora também opinou sobre a iniciativa da ONG/PE de levar o teatro para as comunidades. “Deveria ter mais investimento cultural, porque estimula os meninos com a cultura. Tem um crescimento pessoal e cultural, em todos que participam desse projeto,” opinou a professora.

     Rosália Calsavara, autora e assistente de direção, também se encantou com a participação de Miguel Cabral. “Não tem como descrever, a emoção foi absurda. Na apresentação ele estava um pouco tímido, eu dei força. Eu particularmente tive uma integração muito grande com esse menino,” disse Rosália.

     A coordenadora da ONG/PE Selda Cabral, acompanhou de perto o último espetáculo que, além do “Batendo na Lata”, contou com a apresentação do grupo do Maracatu Batuque Erê – outro projeto da Coordenação PE, desenvolvido no Morro da Conceição. Ao final do espetáculo a coordenadora agradeceu e parabenizou todos os envolvidos no evento.

     O espetáculo contou com o apoio do Conselho dos Moradores do Morro da Conceição, que cedeu espaço para a instalação do camarim dos atores; e do Centro Social Dom João Costa, que cedeu um saguão com palco para a realização da peça teatral na comunidade do Alto José do Pinho.

{siggal}pe-03.03.2015{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta