Tribunal Regional Federal doa 15 violinos para orquestra infantil apoiada pela Coordenação PE

28 dez 2015
0

Tribunal Regional Federal doa 15 violinos para orquestra infantil apoiada pela Coordenação PE

     No dia 17 de dezembro de 2015 aconteceu no Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF 5ª), a entrega de 15 violinos doados pelo tribunal ao projeto musical “Com Notas e Cordas: Crescendo na Harmonia”, da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e apoiado pela ONG Moradia e Cidadania/PE. Na oportunidade, ocorreu a assinatura de renovação da parceria do TRF com a Coordenação PE através do Projeto Agente Ambiental – que possibilitou a compra dos instrumentos doados pelo Tribunal, através dos recursos provenientes da comercialização de papéis inservíveis. A coordenadora estadual da ONG/PE Selda Cabral, assinou o termo de parceria, e o presidente do TRF 5ª, desembargador federal Rogério Fialho Moreira, representou o tribunal no ato.

     O projeto musical consiste em uma orquestra infantil que beneficia 36 alunos da escola Pedro Augusto e 18 da Escola Nossa Senhora do Pilar, com aulas ministradas pelo maestro Deoclecio Reis, em horários complementares ao ensino das crianças atendidas, na FAFIRE. Para este projeto a Coordenação PE doou 12 violinos, 04 violas e 02 violoncelos no dia 28 de outubro de 2015.  

Projeto Agente Ambiental

     Consiste na coleta de papéis inservíveis de entidades cadastradas ao projeto – lotéricas, agências da Caixa Econômica e empresas, no qual o TRF 5ª faz parte. Após serem coletados pela ONG, os papéis são vendidos a uma empresa que realiza os primeiros passos da reutilização dos materiais descartados. A renda advinda desta comercialização é destinada a ações e projetos sociais, como o Projeto Com Notas e Cordas: Crescendo na Harmonia, da FAFIRE.

     Em matéria divulgada pelo Jornal do Commercio sobre a doação dos violinos ao projeto, o presidente do TRF 5ª, desembargador Rogério Fialho Moreira, falou sobre o projeto. “Eu sabia que uma das coisas mais importantes da minha gestão seria justamente este projeto, que transforma lixo em cultura. É tocante saber que, por meio da música, estas crianças poderão ter outras e melhores oportunidades. É um momento muito importante, no qual o Tribunal desempenha sua responsabilidade social e ambiental,” finalizou.  

{siggal}pe-28.12.2015{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta