O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente Dra. Onésima Nascimento – CACA, localizado no Bairro Satélite em Teresina PI, recebeu no mês de julho de 2017 a jovem Vitória Nery, natural de Teresina/PI mas que atualmente mora nos Estados Unidos, cursa medicina e também é tenista. Vitória pratica esporte desde os 12 anos, e em 2016 foi selecionada com bolsa de atleta para Universidade de Bloomsburg/Estado da Pensilvânia. Durante o mês de julho de 2017, aconteceram três encontros com as crianças e adolescentes do CACA. Nos dois primeiros encontros (dias 06 e 25) Vitória vivenciou a realidade dos atendidos pelo projeto social e ao mesmo tempo, compartilhou valores, sonhos e paixões. 

      A jovem trouxe consigo o desejo de incentivar e desenvolver, em um ambiente/espaço desafiador, autoconhecimento, confiança e a capacidade de empoderar e engajar pessoas (crianças e adolescentes) em práticas esportivas, aliando o esporte à educação. Tendo o esporte como uma de suas paixões, Vitória Nery pretende intermediar junto à Faculdade que a acolheu, uma bolsa de estudos/atleta para um jovem ou adolescente do CACA que for destaque nos estudos (ensino médio completo com excelência) e que tenha aptidão por alguma modalidade esportiva (praticante). Nessa perspectiva, a tenista acredita que o esporte afasta as crianças e adolescentes do mundo das drogas e da violência, além de possibilitar a inclusão social.

     O terceiro encontro aconteceu no dia 28 de julho de 2017 com uma roda de conversa sobre a importância do esporte para o desenvolvimento humano, e a manutenção da saúde física e mental. As informações foram repassadas para as crianças e adolescentes de forma lúdica – para facilitar a interação com o público presente. Vitória relatou que ao praticar uma atividade física, o fluxo sanguíneo cerebral melhora, e isso, além de favorecer a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, ajuda significativamente na auto-estima.

     A tenista ressaltou que as crianças e adolescentes devem sempre praticar esportes, mas com a orientação de um profissional capacitado (educador físico). Disse ainda que o corpo se beneficia diariamente, pois ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, favorece a perca de peso, reduz a gordura corporal, ajuda a regular a pressão arterial, diminui o colesterol ruim, aumenta o bom, e ajuda a prevenir diabetes.

     A ONG Moradia e Cidadania/PI agradece a iniciativa da Vitória Nery, que pretende continuar colaborando com o Projeto Social Amando e Trabalhando o Futuro da Criança (CACA) em Teresina, mesmo no período letivo nos EUA através de ações, como: articulações, disseminação de informações, visibilidade ao projeto, busca de apoio e parceria. “Acredita-se que ao entrar em contato com diversas realidades o jovem terá uma consciência maior sobre o seu impacto no mundo e sua habilidade e capacidade de fazer a diferença,” Vitória.

Por GB Sites Brasília | Criação de sites