2ª fase irá focar na doação de eletrodomésticos, móveis e materiais de construção
O comitê da Campanha SOS Pernambuco definiu as próximas diretrizes prioritárias, em reunião, nesta manhã (17/6).
Ações emergenciais com a doação de bens de primeira necessidade caracterizaram os primeiros 15 dias da Campanha, com prioridade especial para cestas básicas, alimentos em geral e produtos de higiene e limpeza.
2ª fase da Campanha
Inicia-se agora a fase estruturante da campanha, quando as famílias já estão tendo de retornar aos seus lares, com o fechamento dos abrigos nas escolas para a volta às aulas. Ocorre que a maioria das casas, além da perda total dos bens, ainda se encontra em condições insalubres, devido aos danos causados pelas fortes chuvas e inundações. Muitas residências, mesmo com as limpezas realizadas pelos mutirões de voluntários, estão com excesso de umidade e mofo, que põe em risco a saúde e mesmo as estruturas das casas dos moradores.
“A Campanha deverá focar daqui para frente em ações estruturantes e ajudar as famílias a reconstruir e recomeçar a vida em condições pelo menos básicas de habitação”, declarou o presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Körbes.
Trata-se de direcionar os recursos para a doação de camas, colchões, fogão, geladeira e materiais de construção para que as famílias possam voltar a suas casas em condições mínimas de habitação.
Selda Cabral, Coordenadora Estadual e Vice-Presidente da ONG informou que as equipes locais já estão fazendo os cadastros e mapeando as famílias com base nos critérios definidos na reunião passada, de modo que aquelas mais desamparadas possam receber as doações desta segunda etapa da campanha.
A partir da próxima semana, com o apoio decisivo da Superintendência de Rede. Haverá reforço na mobilização nas 15 unidades da rede Caixa da região metropolitana de Recife, para que sejam doados também eletrodomésticos, móveis, materiais e ferramentas de construção e outros bens úteis e necessários para as famílias neste retorno às moradias.
Os clientes da Caixa possivelmente também farão parte desta mobilização.
Balanço da 1ª fase
Laurêncio apresentou os números das doações financeiras desta Campanha Nacional da Família Caixa, que já alcançou até a presente data o expressivo valor de R$112.062,43, resultado de 373 doações de pessoas físicas e jurídicas. Parte desses recursos foi utilizado na fase emergencial da Campanha e o saldo será utilizado na aquisição dos bens que integram a fase estruturante.
O comitê da campanha voltará a se reunir na próxima quarta-feira (22).
Doe qualquer quantia para:
Conta Caixa: agência 0647, poupança 013-24514-3
ou PIX: 01.285.730.0001-49 (CNPJ – ONG Moradia e Cidadania).
Compartilhe esta Campanha aos seus contatos. Vamos nos fortalecer nesta corrente do bem!