Saúde mental em tempos de crise

6 abr 2020
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Saúde mental em tempos de crise

     Em situações cotidianas o nosso psicológico já necessita de cuidados diários; diante da atual crise que vivenciamos, este cuidado se faz ainda mais necessário, uma vez que nos encontramos, muitas vezes, com nossas emoções afloradas, afetando nosso equilíbrio físico e mental.

     Não estamos acostumados com a queda brusca de contato físico e com o grande nível de desaceleração que estamos vivendo. A sensação de aprisionamento e o receio causado por este inimigo invisível tem gerado um grande aumento de ansiedade e pavor coletivos. Ademais, a globalização nos inunda diariamente com uma série de notícias, as quais não conseguimos, muitas vezes, filtrar e acabamos saturados de más notícias.

     Pensando nisso, separamos uma pequena lista de hábitos saudáveis que auxiliarão a manter o bem-estar e o equilíbrio neste momento de angústia e voltarmos, pouco a pouco, a nos sentirmos mais “nós mesmos”, apesar do isolamento. É momento de parar e voltar para si um pouco de atenção. Enquanto o vírus se espalha, vamos espalhar um pouco de positividade! Confiram as dicas abaixo:

1- Mantenha uma rotina: o isolamento social pode nos tentar a passar o dia inativo e refém de horários irregulares. Lembre-se: o ócio é nocivo para nossa mente! Para contornar isso, manter horários definidos e buscar realizar atividades produtivas ajuda a nos manter ativos e ocupados, equilibrando corpo e mente.

2- Utilize a tecnologia a seu favor: não caia na tentação de se isolar completamente. Se mantenha conectado às pessoas que você ama e que te fazem bem através das redes sociais. Crie uma rede de troca e apoio mútuo para compartilhar anseios, angústias e até mesmo se distrair! Dessa forma, você perceberá que não está sozinho nessa!

3- Não se deixe influenciar pelo negativismo: é sempre bom se manter informado, porém, há um limite saudável de notícias que nosso cérebro consegue ler por dia, procure não ultrapassá-lo. E dê preferência a fontes confiáveis, evitando, assim, as típicas fake News.

4- Procure apoio: há vários profissionais da área de saúde psicológica trabalhando à distância neste momento. Se sentir a necessidade, não hesite em procura-los! Mas cuidado: é importante se certificar de que se trata, de fato, de um profissional, buscando, para isso, sites confiáveis.

5- Não deixe que os pensamentos negativos tomem grandes proporções: é importante lembrar que todas as crises são passageiras e que, daqui há alguns meses, tudo estará de volta ao normal.

6- Tenha esperança: por mais difícil que pareça confiar neste momento, lembre-se de outras vezes em que atuou em momentos de diversidades: este momento pode e será superado. Há profissionais de diversas áreas se mobilizando e realizando ações solidárias para combater os impactos negativos do vírus e buscar sua cura. Acredite que este suporte chegará a todos que necessitam.

Para formarmos uma corrente de solidariedade é necessário que todos se ajudem!

 

Fonte: Cuidando de nós para cuidar dos outros https://phomenta.com.br/cuidando-de-nos/

 

Confira, também, o vídeo do Instituto Phomenta, em parceria com profissionais da área da saúde psicológica, sobre o tema:

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