comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Atualmente, as atividades realizadas são: artesanato, coral infantil, dança, judô, condicionamento físico para idosos, atendimento psicopedagógico, teatro, reforço escolar, teclado e capacitação de adolescentes para o mercado de trabalho.
Para 2010 o planejamento do projeto prevê ainda aulas de violão, além de parcerias para geração de trabalho e renda. “Temos fila de espera”, diz Lurdes.
Desde abril o projeto conta com uma nova atividade: aulas de teclado às terças feiras. O objetivo é estimular, por meio da música, crianças em etapa de alfabetização. “Através das canções infantis, em que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra”, explica Lurdes. “E, assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida”, conclui.
A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática.
Outra atividade recém iniciada no Zaki Narchi é o curso preparatório para o vestibular da Escola Técnica Estadual (ETEC) do Parque da Juventude. Este ETEC até hoje não tem em seu rol de alunos ninguém da comunidade onde está instalado: ao lado do conjunto Habitacional Cingapura.
Analisando esse quadro, os voluntários Sueli Tieghi e Wilson Roseira aceitaram o desafio de preparar um curso preparatório para moradores do conjunto que não têm condições de frequentar cursos pagos.
As aulas são dadas para dois grupos de estudantes, três vezes por semana. A voluntária Ana Maria Crocci juntou-se ao grupo para dar um reforço a mais, em português. Cada aluno recebeu um caderno universitário e uma apostila do curso preparatório. “Nossa meta é vê-los cursando a ETEC, se apropriando do espaço e do saber a que têm direito”, disse Lurdes.
O Projeto Zaki Narchi está localizado na zona norte de São Paulo, ao lado do Shopping Center Norte. Informações pelo telefone (11) 2228-1420.