Projeto Zaki Nachi desenvolve novas atividades em 2009

18 jun 2009
0

Projeto Zaki Nachi desenvolve novas atividades em 2009

    O Projeto Zaki Narchi realizou uma série de atividades neste primeiro trimestre de 2009, algumas incluídas após a análise dos resultados de 2008 e outras vindas de demandas da comunidade local.

    Segundo a Coordenadora do Projeto Lurdes Barboza da Silva, entre as novas atividades está o escolar específico de português para adolescentes – às quartas feiras de manhã e à tarde e o reforço escolar específico de matemática para adolescentes – às quintas feiras de manhã e à tarde.

    “O reforço está sendo aplicado aos adolescentes que participam da capacitação para o mercado de trabalho, como forma de acelerá-los nessas matérias, dando condições para que acompanhem as atividades e estejam mais preparados para o mercado de trabalho”, conta Lurdes.  Essas atividades são desenvolvidas pelas voluntárias Inesany e Zoraide.  

    Também foi implantada ao projeto a prática de Judô, destinada a crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, as segundas e terças feiras, manhã e tarde. “O objetivo é desenvolver o espírito de equipe, disciplina, controle da força física e é claro, cidadania”, conta a Coordenadora. A prática é aplicada pelos professores e judocas Régis e Tiago.

    Numa parceria com a LEGO – o Brasil que queremos  propõe desenvolver o raciocínio lógico, cidadania em todos os sentidos, através de atividades lúdicas com peças Lego, oficinas de robótica etc. A atividade ocorre às quartas feiras, desenvolvida pelas multiplicadoras aposentadas da CAIXA Marisa, Inesany e Ana Maria.

    Já por meio da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Profissional Amigos Contabilistas, Empresários Profissionais Liberais e de Informática (IDEPAC), o projeto Zaki Narchi encaminhou cinco adolescentes que já fizeram a capacitação em anos anteriores para cursos diversos na área de contabilidade daquela Instituição e consequente inclusão no banco de dados para inclusão no mercado de trabalho em empresas do ramo de contabilidade.

    Lurdes conta que, além das atividades incluídas, as demais atividades retomaram o ano normalmente: coral infantil, dança, artesanato e teatro.

    Também o projeto ANDAIME – capacitação de adolescentes para o mercado de trabalho – teve o trabalho analisado e replanejado para 2009, tendo seu inicio em 14 de março. O objetivo do projeto é preparar adolescentes para inserção no ambiente profissional: desenvolvimento pessoal, cidadania, preparação para uma apresentação adequada no primeiro emprego, desenvolvendo a auto-estima, a comunicação verbal e não verbal e o raciocínio lógico. Os objetivos são buscados por meio de oficinas de atendimento, rodas de leitura, oficinas de lógica e de valores.

    No último dia 28 de março, a Companhia de dança Zaki Narchi fez uma apresentação durante os jogos de Integração APCEF/SP (Associação de Pessoal da CAIXA), levando o espetáculo “CIRCUS”, com a equipe do grupo de dança avançado, que puderam ser apreciados pelos jogadores e frequentadores do clube. “Foi um sucesso! Agradecemos o convite da Apcef/SP”, finaliza Lurdes. 

    O Projeto Zaki Narchi atende crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Cingapura, na favela Zaki Narchi, e comunidades do entorno, na zona norte de São Paulo.

Categorizados em:

Deixe uma resposta