comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A ONG Moradia e Cidadania/SP, por meio do Comitê Regional do Vale do Paraíba vem apoiando, desde maio de 2008, o Projeto Recicla Vale!, cujo objetivo é incentivar a mobilização dos catadores de recicláveis e fortalecer as organizações destes trabalhadores.
“A proposta do projeto teve origem justamente pelo fato de que no Vale do Paraíba não havia um Comitê Regional de Catadores, dificultando a articulação entre o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e os grupos de catadores da região”, conta a voluntária da ONG Ana Marina Almeida.
A implementação do projeto teve início com o cadastramento das iniciativas envolvendo catadores, realizado em 10 eventos realizados nos maiores municípios da região. As reuniões foram proporcionadas pela parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Nestes encontros iniciou-se a sensibilização dos catadores participantes para o Encontro Regional dos Catadores, em maio de 2008, em Aparecida, envolvendo cerca de 200 participantes, entre catadores e técnicos.
A partir do encontro, a comissão passou a se reunir bimestralmente, de forma itinerante, com o MNCR e a CAIXA possibilitando a todos conhecerem a realidade de cada cooperativa e, sobretudo, o tipo de apoio prestado pelo poder público local. Com o amadurecimento da comissão, o grupo passou a ser reconhecido pelo MNCR como o Comitê Regional de Catadores do Vale do Paraíba.
Os esforços então se voltaram para discutir a viabilidade da comercialização conjunta de materiais recicláveis, já que maior volume representa também melhor preço. As discussões apontaram para essa possibilidade, iniciando-se pela venda em rede do vidro, que representa 53 toneladas por mês.
O MNCR trouxe para a região um representante da ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro e da empresa Saint-Gobain – Vidros. O encontro aconteceu em 06 de julho de 2009, no auditório da CAIXA em São José dos Campos com representantes de sete das prefeituras do Vale do Paraíba (Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos e Jacareí) e catadores de nove cooperativas.
O representante da Saint-Gobain, Wagner S. Sabatini fez um resumo da atuação da empresa e expôs as possibilidades de parcerias com os municípios do Vale do Paraíba, já a partir da definição de três pólos: Guaratinguetá, Taubaté e São José dos Campos, que agregarão os demais municípios. Expressou o interesse da Saint-Gobain e apoiar projetos relacionados às cooperativas de catadores, disponibilizando-se, inclusive, a orientar e capacitar os cooperados em relação ao manuseio, separação, armazenamento e transporte do vidro, e ainda sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual que compõem o kit doado pela empresa.
A expectativa de todos os envolvidos é a de que a comercialização em rede do vidro seja apenas a porta de entrada para a comercialização conjunta dos demais materiais coletados, buscando-se além do aumento da renda dos cooperados, a destinação dos resíduos para empresas certificadas junto aos órgãos de meio-ambiente.
“Esperamos que a mobilização proporcionada pela parceria estabelecida com o MNCR, com apoio da Moradia e Cidadania concretize a Rede de Comercialização, já nomeada pelos grupos envolvidos de Rede Catavale, e se traduza em melhorias concretas nas condições de trabalho e vida dos catadores e das comunidades”, finaliza Ana Marina.