comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Com a cheia do rio Xingu, houve o rompimento de inúmeras barragens de água e uma enxurrada invadiu parte do município de Altamira-PA, inundando 15 bairros.
A região Norte é tradicionalmente sujeita às enchentes e os habitantes já estão acostumados com esse fenômeno. Mas a grande diferença no caso de Altamira é que não foi uma enchente normal, como comumente acontece, mas decorrente do rompimento de barragens, às águas invadiram a cidade muito rápido, sem dar tempo para que móveis, roupas e utensílios do lar fossem resgatados. Muito diferente das enchentes normais, em que os habitantes observam as águas subindo gradativamente, dia após dia, e fazem a mudança antes da inundação. Sobretudo nos bairros mais baixos os moradores perderam tudo o que tinham.
A cheia já é considerada a maior da história do município e inúmeros órgãos públicos e setores de apoio estão se mobilizando para ajudar as vítimas desta catástrofe.
A enchente atingiu mais de 4.000 pessoas. A situação é de 339 famílias desabrigadas o que corresponde a, aproximadamente, 1700 pessoas desabrigadas.
A Moradia e Cidadania/PA realizou uma campanha para coleta de roupas, alimentos e dinheiro, para remessa às vítimas de Altamira/PA. Foram abertos postos de arrecadação em agências da CAIXA.
As doações de roupas e alimentos serão coletadas pela Moradia e Cidadania/PA e entregues ao “Comitê de Apoio às Vítimas de Altamira”, formado por representantes de diversas entidades não governamentais, movimentos sociais, segmentos religiosos, classes empresariais e secretarias do Governo Estadual.
As doações em dinheiro deverão ser depositadas na conta 0883.003.490-8 Moradia e Cidadania, e serão aplicados diretamente em benefício dos necessitados.
Agradecemos a participação e o engajamento de todos nesse ato de solidariedade.
Informações: Maria Amélia e Joaquim (91) 3210.5500/5503.