comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A OSCIP Moradia e Cidadania tem como uma de suas diretrizes a geração de renda por meio da capacitação de jovens e adultos através de diversos cursos profissionalizantes, oficinas e palestras sobre empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho. O objetivo final é promover significativa melhora nas condições de vida das famílias atendidas fornecendo meios de geração de renda. Assim, apoiamos instituições não-governamentais que buscam contribuir para formação e participação cidadã, bem como para o desenvolvimento do protagonismo social.
O Projeto Mulher, Beleza e Visual tem por finalidade estimular mães de famílias a terem uma profissão em suas próprias residências, podendo acompanhar o crescimento de seus filhos, incentivando os mesmos aos estudos com uma vida mais saudável, longe das drogas, e sem a perda do vinculo familiar muito comum nos dias atuais.
A maioria das mulheres da comunidade de Santa Maria – DF tem um ganho percentual abaixo do salário mínimo e não possuem condições de arcar com a despesa de um Curso Profissionalizante, pois a cidade não é abrangida pelo Sistema S (SESI, SENAI, SESC e SENAC), dificultando assim a inserção dessas mulheres no seu desenvolvimento profissional.
A Moradia e Cidadania/DF em parceria com a Associação Atlética de Santa Maria oferece o curso de Manicure/Pedicure e Cabeleireiro sem custo algum, e com material grátis para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A maioria delas já leva os filhos para Escolinha de Futebol na Associação e aproveitam para aprender uma nova forma de ganhar dinheiro, com aulas de segunda a sexta-feira no período das 08h às 11h para as futuras cabeleireiras e de 14h às 17hs para as alunas do curso de manicure.
Ao término do curso, as alunas que obterem a frequência mínima exigida e o conhecimento técnico recebem como incentivo da Moradia e Cidadania/DF um kit contendo todo o material necessário para o exercício da profissão, bem como o certificado de conclusão do curso. Através desse incentivo, a Coordenação DF capacita cerca de 20 mulheres por semestre com certificação reconhecida no mercado de trabalho e com uma melhora na auto-estima das mesmas.
Confira a galeria: