É num espaço social, construído com tijolos ecológicos, que tons e cores ganham vida, na Comunidade de São Benedito. Sob as mãos de adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, surgem as estampas inspiradas na cultura regional de Vitória, que vão adornar camisetas, sacolas de papel, bolsas, canecas, entre outros produtos. A oficina de serigrafia do Projeto Escola de Serigrafia é desenvolvida pelo Ateliê de Ideias em parceria com a ONG Moradia e Cidadania/ES.

     Os participantes dividem e compartilham experiências e conhecimento. No primeiro e segundo dia, os alunos aprenderam a teoria e técnica de serigrafia; e ainda, técnica de montagem da tela, o grampear e esticar. No segundo dia de oficina, foi introduzida a prática da revelação de tela, produzir desenhos, assim como, revelar na sala escura e aplicar na prensa.

     A oficina é destinada aos jovens que vivem no circuito do tráfico, com o intuito de livrá-los do mundo das drogas, com a proposta de desenvolver as técnicas básicas de silk screen, habilidades plásticas, a expressão individual e o trabalho coletivo, voltada ao resgate da auto-estima e cidadania.

     O objetivo é elaborar criações de imagens realizadas a partir do processo de impressão. Intitulada como alternativa por se tratar de uma técnica adaptada a materiais simples e processos com poucos recursos.

Por GB Sites Brasília | Criação de sites