Moradia e Cidadania/DF se torna parceira do Instituto Reciclando Sons no Projeto Em-canto & Cordas do

  • Início
  • Moradia e Cidadania/DF se torna parceira do Instituto Reciclando Sons no Projeto Em-canto & Cordas do
1 out 2015
0

Moradia e Cidadania/DF se torna parceira do Instituto Reciclando Sons no Projeto Em-canto & Cordas do

     A Moradia e Cidadania/DF é parceira do projeto de educação musical, realizado na Cidade Estrutural através do Instituto Reciclando Sons (IRS). O projeto tem a missão de formar músicos profissionais e cidadãos oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, a fim de formá-los agentes sociais que contribuam de forma efetiva e eficaz para o desenvolvimento intelectual, cultural e financeiro de suas famílias e comunidades.

     Para isso, o IRS utiliza a música como um instrumento para educação, inclusão social, ressocialização, geração de renda, formação cidadã e de agentes sociais que multipliquem o conhecimento adquirido e reapliquem a Tecnologia Social de Educação Musical Modular desenvolvida pelo Instituto Reciclando Sons. Em parceria, com a Coordenação DF o projeto EM-CANTO & CORDAS proporciona a formação musical de crianças, jovens e adolescentes de baixa renda – a partir dos 9 anos de idade, além da descoberta de novos talentos e do resgate de valores socioculturais. O projeto oferece a comunidade uma vivência enriquecedora através da educação musical valorizando a identidade cultural local e mantendo a auto estima elevada. Para isso, são oferecidas oficinas de canto-coral, teoria e instrumento aos sábados para 40 participantes.

      Em parceria com a Moradia e Cidadania/DF, o IRS através do projeto A Arte do Protagonismo já capacitou 80 novos profissionais prontos para disputar o mercado e para serem agentes sociais replicadores da tecnologia desenvolvida pelo IRS. Em 14 anos de atuação, o Instituto já atendeu mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens, além de se tornar referência em metodologia de ensino, adaptada à realidade da comunidade.

      “Nós já recebemos traficantes, desempregados e etc, e que se tornaram cantores, compositores e instrumentistas talentosíssimos”, disse a presidente do IRS, Rejane Pacheco.

     A parceria foi firmada no dia 27 de junho de 2015 depois que o Coordenador Júlio Gonzaga e a auxiliar administrativa Lílian Carvalho visitaram a sede do projeto, conheceram os alunos e assistiram a oficina de canto e coral. Na ocasião, os alunos apresentaram a canção do Titãs “Epitáfio” – ensaiada especialmente para o momento, dentre outras canções ensinadas nas oficinas.

     Ficou interessado em ajudar de alguma forma o projeto social? Entre em contato com a equipe da Coordenação Distrito Federal através do e-mail coordenacaodf@gmail.com.

Categorizados em:

Deixe uma resposta