Projeto desenvolvido pela Moradia e Cidadania/MG, ANEFS, colhe frutos positivos

2 mar 2011
0

Projeto desenvolvido pela Moradia e Cidadania/MG, ANEFS, colhe frutos positivos

    A experiência piloto está sendo desenvolvida com grupos de costureiras na Vila São José em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

    A iniciativa possibilita que as pessoas interessadas na profissão, em curto tempo de capacitação possam produzir peças e conseguir uma remuneração. Assim, é desenvolvida uma metodologia simultânea ao processo de capacitação, produção e remuneração.

    A estruturação do curso é montada à partir da articulação com parceiros comerciais que se comprometem a comprar os serviços dos novos profissionais. “A maior parte nunca havia operado uma máquina e hoje já integram a linha de produção como costureira ou na área de expedição, com oportunidades para trabalhar no mercado formal ou continuar na unidade como associada”, disse Elizabeth Filizolla – coordenadora do Projeto Agência de Negócios da Fábrica Social – ANEFS.

    A ANEFS monitora todo o processo na implementação da metodologia e negocia com parceiros novas oportunidades de trabalho. Estas e outras experiências estão sendo divulgadas para as prefeituras e setor empresarial como uma alternativa para incentivar que mais pessoas se qualifiquem profissionalmente. Segundo pesquisas recentes do Sindicato do Vestuário o mercado de confecção tem um déficit de 20 mil costureiras em todo o estado de Mina Gerais.

O objetivo da ANEFS :

    Assessorar grupos de produção vinculados ou não às políticas públicas de geração de trabalho e renda nas atividades (supervisão de produtos, financeiras e contabilidade) relacionadas aos
seus negócios. A estratégia visa dotar as unidades de produção de mecanismos viáveis para a realização de negócios, por meio da articulação de parcerias técnicas, financeiras e comerciais.

   Coordenada pela ONG Moradia e Cidadania/MG e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, a ANEFS conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

    Abaixo as matéria do caderno Eu Acredito!, Jornal Hoje em Dia do dia 24 de fevereiro de 2011. 

 
 

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta