comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania de Santa Catarina estará presente no X Fórum Mundial da Paz com duas apresentações no dia 23 de setembro de 2016 da Orquestra de Sons e Latas e de um Workshop de Educação Biocêntrica – Por Uma Educação de Cultura de Paz ministrado por André Simoni. Pela primeira vez, o Fórum Mundial da Paz terá sede na América e o local escolhido foi a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O X Fórum Mundial da Paz será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2016. As atividades devem reunir duas mil pessoas e delegações de 60 países.
O evento tem o objetivo de promover a mensagem da paz em todo o mundo, contribuindo um mundo mais pacífico, promovendo a paz, a tolerância e a compreensão através do diálogo multicultural, com debates, publicações, exposições, workshops, plataformas de internet, encontros, partilhas e programas de educação, bem como estudos sobre a paz.
O projeto “Orquestra de Sons e de Latas” é um projeto de inclusão através da música e da sustentabilidade, é um projeto conectado com a vida, tem o objetivo de sensibilizar os participantes para uma cultura de paz. São realizadas oficinas de teoria musical, canto, instrumentos musicais e de construção de instrumentos com materiais reciclados. O projeto acontece desde março de 2015 na Escola Municipal Faustina da Luz para 100 alunos do segundo ao quinto ano.
Os instrumentos musicais são produzidos pelos educadores com materiais reciclados, sendo que a contribuição dos alunos é de extrema relevância visto que, são eles que recolhem os materiais reciclados para produzir seus próprios instrumentos musicais além de criar e pintar os pandeiros, cuícas, pandeiros meia lua, pau-de-chuva, fuon, pandorins, chocalhos, carrilhão e tambores construídos com bambonas de água e latas de tinta.
Fique sabendo…
Dia 29 de novembro será lançado um CD autoral do Projeto Orquestra de Sons e Latas, este CD terá oito músicas autorais, 03 sambas, 1 forró, 1 valsa, 1 maracatu e 2 pop. Todas as músicas foram criações dos alunos, do Mestre Miro Victalvino, da Sócio-educadora e Facilitadora Marcela Pinheiro e na contribuição do teclado do Socioeducador Rodrigo Corrêa; as criações são gestadas a partir das vivências realizadas nas aulas de sensibilização musical.
O projeto social foi criado e é desenvolvido pela ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina em parceria com o Instituto Alcoa, ENGIE Energia, Escola M. Faustina da Luz Patrício, Fundação Educacional de Tubarão.