Projeto Casa Brasil – Coordenação Rio Grande do Sul

13 dez 2016
0

Projeto Casa Brasil – Coordenação Rio Grande do Sul

     A Casa Brasil é um Projeto Social da ONG Moradia e Cidadania do Rio Grande do Sul, localizada na Avenida Voluntários da Pátria 2552, entrada de Porto Alegre, próximo ao Loteamento Santa Terezinha e seus arredores. Pensando em um trabalho efetivo de acompanhamento às famílias em vulnerabilidade social, com atividades educativas, desenvolvimento e atividades de geração de trabalho e renda.

     Os trabalhos sociais desenvolvidos pela Casa Brasil são: 

1) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): Tem como objetivo realizar atendimento a crianças e adolescentes de 06 a 14 anos no contraturno escolar com atividades de: Capoeira, Teatro, Música, Educação Biocêntrica, Higiene e Sociabilização, sempre acompanhados por Educadores Sociais, recebendo alimentação balanceada no início e fim das atividades, atendidas de Segunda-feira a Sexta-feira, 4 horas por turno diário.

2) Projeto Pro-Jovem ( Projeto da Prefeitura de Porto Alegre): Desenvolvido na Casa Brasil atende 40 Jovens na faixa etária de 14 a 17 anos. São Jovens da comunidade e bairros próximos, trabalhando: Cidadania, Teatro, Dança Encaminhamentos para trabalhos, assim como confecção de documentos. Atendimentos três (3) dias na semana.

3) Telecentro: Promove cursos de informática para a comunidade e Associações comunitárias, também utilizadas pelas crianças e adolescentes do SCFV, Pro-Jovem, Mulheres Guerreiras e demais serviços. São no total 20 computadores.

4) Serviço de Atendimento as Familias (SAF): É uma parceria com o CRAS Centro e AICAS, compõe uma Assistente Social e uma Psicóloga, atendendo as famílias do Loteamento Santa Terezinha e arredores, encaminhando para o Serviço de Saúde, documentação, Vale Transporte para movimentação dentro do território, Assim como todas as demais demandas no ano de 2016, promoveram cursos de Informática para a Terceira Idade e Curso de Cabeleireiro com o término previsto para Setembro/2016, atendendo 90 famílias semanais.

5) Associação de Mulheres “Mulheres Guerreiras”: São 15 mulheres de diversos bairros de Porto Alegre, que fazem artesanatos e costura, confeccionando bolsas, sacolas e diversos produtos. Utilizam como matéria-prima, material descartado pela fábrica de cortinas existente ao lado da Casa Brasil. Essas confecções são expostas e vendidas em várias feiras de Porto Alegre, assim como em algumas atividades da APCEF.

6) Alfabetização de Adultos (Projeto da Prefeitura de Porto Alegre “ Somos Todos Porto Alegre”, CIEE e FundSol): São 16 adultos moradores do Loteamento Santa Terezinha, Santo André e Beira Rio, caminheiros (recolhedores de papel, papelão no centro de Porto Alegre) e outros que trabalham nos galpões selecionando lixo, na faixa etária de 20 a 60 anos. O projeto utiliza o espaço físico da Casa Brasil para os encontros semanais, propõe-se a aproximar os trabalhadores nas atividades de alfabetização, costura customização e tear.

Veja a galeria de imagens:

Categorizados em: