comunicacao@moradiaecidadania.org.br
O projeto Arte e oportunidade é uma iniciativa da Moradia e Cidadania Regional Extremo Sul em parceria com a Associação das Vilas Reunidas FRAGET cujo intuito principal é oferecer o aprendizado de novas técnicas de artesanato para mulheres que participam das atividades da Associação, permitindo-lhes ampliar suas fontes de renda.
Atualmente, 24 alunas participam das aulas que acontecem semanalmente na sede do FRAGET. As aulas são ministradas por professora com experiência em ensino de artesanato de baixo custo, deste modo, além do aprendizado das diferentes técnicas de découpage, são ensinadas formas de reaproveitamento dos materiais e como economizar na utilização da matéria prima sem comprometimento do resultado final do produto.
Troca de experiências e diálogo com demais entidades
Além da promoção do aprendizado profissionalizante, o Projeto Arte e Oportunidade envolve a troca de experiências e o diálogo com outras entidades apoiadas pela ONG. Deste modo, estabeleceu-se, uma parceria entre a FRAGET e a Associação AMAR, entidade apoiada pela ONG na promoção de cursos de panificação para crianças carentes.
Tendo que a participação dos associados é de extrema importância para o bom desenvolvimento do trabalho realizado, (através da indicação de projetos ou entidades a serem apoiados nas diferentes cidades abrangidas pela ONG), buscou-se uma forma de promover a integração dos associados para com as ações desenvolvidas que estivesse aliada à ações de potencial transformação social.
Assim, articulou-se uma parceria na qual o trabalho de conclusão do curso será a confecção de 150 caixinhas de mdf em découpage, que serão enviadas para os associados no mês de seus aniversários. Dentro das caixinhas, além de uma cartão de aniversário, serão enviados biscoitos artesanais confeccionados pelos jovens do projeto de panificação da Associação AMAR.
A Moradia e Cidadania Extremo Sul entende que esta ação, além de incentivar a iniciação profissional e comercial do aprendizado, é uma forma de retribuir a contribuição feita mensalmente pelos sócios para a manutenção dos projetos sociais desenvolvidos. Por meio de um presente confeccionado entidades apoiadas, os associados tem contato direto com o produto resultante da contribuição social por eles feita.