Projeto apoiado pelo Comitê Regional Norte Gaúcho/RS realiza oficinas socioeducativas

24 out 2012
0

Projeto apoiado pelo Comitê Regional Norte Gaúcho/RS realiza oficinas socioeducativas

    Com o intuito de conscientizar a população, contemplando um dos programas de atuação do Projeto TransformAção apoiado pela Moradia e Cidadania/RS por meio do Comitê Regional Norte Gaúcho, estão sendo realizadas oficinas de reciclagem em escolas, condomínios, empresas, grupos e em diversos ambientes públicos do município de Passo Fundo. As oficinas, que duram cerca de 1h, são ministradas na perspectiva de orientar a comunidade para que aprendam a separar o lixo e participem de campanhas de reciclagem de resíduos sólidos e coleta de óleo saturado, auxiliando na preservação da natureza e na geração de renda dos associados das associações atendidas pelo projeto.

    Nesta perspectiva, no dia 25 de setembro de 2012, foi realizada uma oficina socioeducativa com o público beneficiado pelo projeto da Caixa: “Minha Casa, Minha Vida”, através de uma iniciativa da Secretaria de Habitação. Na ocasião, os palestrantes questionaram os participantes a respeito da sustentabilidade ambiental e apresentaram um vídeo ilustrando as pequenas ações locais que podem ser desenvolvidas, aliando economia e cuidado com o meio ambiente. Para Márcia Mafalda, assistente social da Secretaria de Habitação, o principal objetivo desta iniciativa é despertar nas famílias a consciência de preservação ambiental local, o que pode ser feito dentro de cada residência. A atividade está inserida no trabalho social que é desenvolvido com os moradores e para que as atividades sejam concretizadas foram adquiridas ainda lixeiras internas e externas pra o condomínio.

    As lixeiras internas foram distribuídas para que as 24 famílias atendidas pelo programa separem o lixo seco do lixo orgânico, facilitando o trabalho de coleta. Desta forma estarão colocando em prática as iniciativas vistas na oficina. Os moradores comprometeram-se, ainda, em receber no condomínio uma bombona para coleta de óleo de cozinha saturado, que será encaminhado para a AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente.

    Escolas, empresas, grupos e instituições interessadas em receber a visita do Projeto TransformAção, para a apresentação da oficina, podem entrar em contato pelos telefones (54) 3045-1262 e (54) 9983-7124  ou visitar a sede do projeto na Rua Paissandu, 1868. As oficinas são gratuitas e ministradas conforme a disponibilidade de tempo, faixa etária e a forma de trabalho do público.

{siggal}rs–24.10.2012{/siggal}

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta