ONU lança movimento em defesa das águas
A FAO, agência da Organização das Nações Unidas ligada à agricultura e à produção de alimentos, vai reunir em Foz do Iguaçu, no próximo dia 22 – Dia Mundial da Água – diversas instituições brasileiras, da iniciativa privada, governos e do Terceiro Setor para formular um documento de compromissos em torno da gestão da água no Brasil.
A Carta de Princípios Cooperativos pela Água é baseada em acordos globais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como as Metas do Milênio e a Agenda 21. Seus signatários reconhecem a água como um bem universal e assumem a responsabilidade de promover ações e alinhar esforços para a preservação dos recursos hídricos.
Entre outros objetivos, as instituições que fazem parte dessa iniciativa, denominada SOS H2O, se comprometem a melhorar a gestão do uso das águas, eliminar a poluição e os casos de doenças relacionados à falta de saneamento básico, criar incentivos ao uso sustentável da água e adotar programas de cunho educacional.
Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água, neste ano, tem como tema “Lidando com a escassez de água”. Apesar de ter cerca de 12% da água doce do mundo, o Brasil enfrenta problemas em relação à disponibilidade. Conforme aponta o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos, há uma enorme discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no País: a região amazônica abriga sozinha 74% da disponibilidade de águas do Brasil. Entretanto, é habitada por menos de 5% dos brasileiros.
Além de representantes de agências da ONU, o evento vai contar com a participação do Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Energia Elétrica, Fundação Roberto Marinho, Confederação Nacional da Agricultura, Confederação Nacional da Indústria, Organização das Cooperativas Brasileiras, Ordem dos Advogados do Brasil, e diversas organizações da sociedade civil e instituições técnico-científicas. Fonte: Jornal de Brasília