comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A ONG Moradia e Cidadania/PE patrocinou o coffe break da 2°edição do Conexão Digital para o Desenvolvimento Social no Recife, realizada no dia 12 de março de 2015, na Faculdade Marista, no bairro de Apipucos, Zona Norte da capital pernambucana. O Conexão Digital consiste em capacitar entidades do terceiro setor para o uso de novas tecnologias em seus projetos, e também na captação de recursos financeiros, através de palestras e oficinas gratuitas. Na oportunidade, cerca de 100 entidades filantrópicas da região nordeste estiveram presente. O evento é promovido, desde 2010, pela Microsoft e Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), duas vezes ao ano, em todo o Brasil.
A segunda edição do evento contou com o apoio do Circuito Jovem do Recife (CRC Marista) e da Faculdade Marista, que foram responsáveis pelo gerenciamento (logística e divulgação) do evento.
O diretor do CRC Marista, Domingos Savio, explicou do que se trata o Conexão Digital. “O evento é uma oportunidade onde o terceiro setor dialoga diretamente com representantes da Microsoft no Brasil. Então, o pessoal da Microsoft vem para apresentar um pacote de possibilidades que hoje a empresa oferece, de maneira gratuita,” explicou Savio.
Sobre o acesso gratuito do terceiro setor aos produtos da Microsoft, o palestrante e Diretor Geral da ATN, José Avando, explicou como funciona. “No Brasil a ATN, desde 2009, é a única entidade que faz a doação de softwares para o terceiro setor. São softwares que as ONG’s podem receber gratuitamente; que custaria muito caro no mercado. Paga-se só uma taxa de administração, que é no máximo 4% do valor dos softwares, para utilizar constantemente na sua organização” disse o diretor.
Segundo Avando, cada organização tem direito a um número máximo de licenças. “Cada ONG pode requisitar até 50 licenças. Por exemplo: 50 do Windows, 50 do Office 2013, 50 para servidores, e assim por diante”.
Destacou-se também no evento, a participação das artesãs integrantes do “Semeando Futuro” – grupo apadrinhado pela Faculdade Frassineti do Recife (FAFIRE) – no evento. Elas fazem parte do programa Economia Solidária, e no Conexão Digital comercializaram os seus artesanatos na parte externa do auditório que aconteceram as palestras. A participação das artesãs foi uma mediação da ONG Moradia e Cidadania/PE junto ao CRC Marista que possibilitou a comercialização artesanal.
{siggal}pe-16.03.2015{/siggal}