Apoiada pela Moradia e Cidadania/SC, ONG Travessia promove VI Encontro de Formação

19 jan 2012
0

Apoiada pela Moradia e Cidadania/SC, ONG Travessia promove VI Encontro de Formação

      A Moradia Cidadania/SC apóia a ONG Travessia na realização de seus projetos. Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2011, foi realizado o VI Encontro de Formação com os alunos dos cursos profissionalizantes diurnos e noturnos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Corte e Costura. O objetivo principal destes cursos é transformar a realidade de vida das comunidades excluídas de São José (Grande Florianópolis), qualificando-os profissionalmente, intelectualmente e moralmente.
    Os palestrantes que participaram do encontro foram os psicólogos do Núcleo Vida e Cuidado – Estudos e Pesquisas sobre Violências (NUVIC), vinculado ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Apoliana Groff e André Luiz Strappazzon, que trabalharam diferentes temas com os jovens, adultos e adolescentes que estavam presentes no evento.

    A ONG Travessia oferece curso de Informática Básica, desde o ano de 2005. O Curso de Montagem e Manutenção de Computadores está em andamento desde o ano de 2009 e o Curso de Corte e Costura teve início em 2011. Em Informática já se formaram 17 turmas, sendo que até hoje 959 alunos foram capacitados para o mercado de trabalho e 55% deles já estão empregados ou fazendo estágio em empresas do ramo.

    “Quando comecei o Curso de Informática, eu não sabia nem ligar um computador, nem mexer em caixas eletrônicas de bancos. Como tenho um trabalho autônomo e necessito utilizar estes caixas, eu dependia de terceiros para ajudar-me neste procedimento. Graças ao Curso de Informática da ONG TRAVESSIA, realizei este sonho, perdendo o medo diante da máquina e, hoje, faço meu trabalho sem precisar depender de outros. Também já consigo utilizar a internet para enviar e receber e-mails e fazer pedidos relacionados ao meu trabalho. Agradeço à ONG pela oportunidade de ter mais conhecimento e autonomia na minha vida”, diz Maria Neide da Silva, aluna do curso.

    Além do processo de inclusão digital que integra a jovens e adultos na comunidade de Serraria, o projeto também contribui para a formação de profissionais capacitados para as áreas de Informática; Fiação e Tecelagem; entre outros.

     A Moradia e Cidadania/SC colabora dando apoio financeiro à ONG Travessia e prestando consultoria na elaboração de projetos. 


   

Categorizados em:

Deixe uma resposta