Oficina Ponto de Apoio Cirandas

14 set 2011
0

Oficina Ponto de Apoio Cirandas

    O Cirandas é um sistema idealizado pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, em parceria com a Colivre (um empreendimento solidário de desenvolvimento de softweres livres). Segundo o próprio site, trata-se de uma “ferramenta na internet para promover a articulação econômica, social e política de quem gosta da Economia Solidária ou vive dela”.

      Qualquer pessoa individualmente pode fazer o seu perfil na rede social Cirandas basta acessar a página www.cirandas.net e se inscrever. Já o empreendimento precisa ter passado pelo Mapeamento da Economia Solidária – SIES (Sistema de Informação em Economia Solidária) para ter seu site gratuito. Há uma proposta do FBES para que cada fórum estadual de economia solidária, assuma a gestão local do sistema e crie um dispositivo de certificação para disponibilizarem o site para os novos empreendimentos que não foram mapeados. Em Minas Gerais são ao todo 1.236 empreendimentos mapeados e que já possuem site no Cirandas. Com a continuidade do mapeamento no período entre outubro e dezembro de 2011, há uma expectativa de disponibilizar para 1.304 novos empreendimentos o site gratuito.

      Estão previstas novas oficinas para os próximos meses em todo o estado de Minas Gerais, ainda sem data definida, voltadas principalmente para os empreendimentos que precisam de assessoria para ativar o site no Cirandas. 

     O empreendimento que tem interesse em utilizar as ferramentas econômicas do Cirandas e ainda não foi mapeado, pode procurar o fórum regional mais próximo para solicitar a visita do entrevistador ou fazer a auto declaração no site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br), clicar em Economia Solidária, Sistema Nacional em Economia Solidária e declare seu empreendimento de economia solidária. Os que já foram mapeados, possuem site no Cirandas e não tem chave de ativação podem solicitar o código diretamente com a Secretaria Executiva do FBES: (61)3965-3268 e-mail: [email protected] ou por carta no endereço: SCS Quadra 6 Bloco A, Edifício Arnaldo Villares, sala 514, Brasília – 70.324-900. Não se esqueça de mandar o nome do empreendimento.

 

 

      Fonte: http://cirandas.net/coletivo-formadores-rmbh

Categorizados em:

Deixe uma resposta