O processo de reabilitação em um centro de acolhimento envolve determinação, comprometimento e persistência, alinhados a auto-estima elevada. Neste cenário, aumenta a importância de atividades em grupo que incentivam os dependentes nas suas recuperações. Diante disso, a ONG Moradia e Cidadania/PE colaborou com a ressocialização das mulheres e transexuais do Centro de Acolhimento Intensivo Mulher, situado no bairro Sítio dos Pintos, Recife – PE, apoiando as oficinas de criação de bijuterias e adereços de cabeças, realizadas no dia 17 de março de 2017.
As atividades envolveram 20 acolhidas do Centro de Acolhimento e foram ministradas pelas artesãs do projeto Semeando Futuro – projeto de artesanato, apoiado pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), que trabalha com a Economia Solidária. O objetivo da ação foi promover uma capacitação profissional que venha servi-las ao final do tratamento. Todos os materiais usados foram patrocinados pela Coordenação PE. Ao concluírem as oficinas as participantes foram agraciadas com certificados de participação.
A ação social foi uma solicitação do CIEE, instituição parceira da ONG no projeto Agente Ambiental – projeto de reciclagem de papéis que gera recursos financeiros para os serviços sociais realizados em Pernambuco.