comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Coordenação Tocantins, em parceria com a Associação de apoio à família Presidiária – ARAP, encerrou em março as ações do projeto Costurando a Paz II em Palmas-To.
A ARAP, que há mais de 10 anos presta assistência às famílias de presidiários e egressos do sistema prisional de Palmas, foi contemplada em 2011 com um projeto da Caixa Econômica Federal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, que equipou uma sala de costura na sede da associação e iniciou a mobilização para criação de um grupo produtivo de confecção têxtil.
O projeto Costurando a Paz II veio complementar essa iniciativa, beneficiando cinco mulheres com capacitação específica para produção de roupas íntimas. O investimento feito pela ONG Moradia e Cidadania no valor de R$ 1.300,00 foi aplicado na aquisição de insumos para a produção. A capacitação foi realizada no formato de oficina, integrando conhecimentos teóricos e a prática e compartilhando os conhecimentos adquiridos pelas participantes.
A produção, que já supera mil peças, está sendo comercializado em quatro lojas do comércio local e/ou vendidas pelas próprias mulheres. A renda é dividida entre as beneficiárias e uma parte é deixada na associação para custear as despesas e formar um fundo para aquisição de nova matéria prima.
A presidente da ARAP, Aldenora Santos, ressalta a importância da parceria para a geração de trabalho e renda das famílias e agradece o apoio da ONG nas demais atividades da associação.
{siggal}to-09.04.2014{/siggal}