comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Aconteceu em Palmas/TO, dia 02 de outubro de 2012, a entrega de certificados aos 10 participantes do Projeto Inclusão Digital do Idoso, uma parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Prefeitura de Palmas e entidades associadas ao COEP – Rede Nacional de Mobilização Social, dentre elas a Caixa Econômica Federal e a ONG Moradia e Cidadania/TO.
A sala com 10 computadores e equipamentos multimídia, está localizada no prédio do SERPRO e conta com o suporte voluntário dos próprios servidores. O instrutor é liberado pela Prefeitura de Palmas, sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIP), Simone Fontenelle.
A ONG integra a parceria desde o início do projeto há 03 anos e contribui no planejamento das atividades, no fornecimento do lanche, na mobilização dos grupos de idosos e nas palestras apresentando sites e serviços disponíveis na internet de interesse desse segmento. Ao todo já foram certificados 70 idosos, que são selecionados pelo CRAS – Centros de Referência de Assistência Social e pelos grupos de idosos da capital.
No conteúdo programático estão incluídas noções básicas de informática e de acesso à internet e cursos à distância disponibilizados pela SERPRO na “Escola de Inclusão Sócio Digital” no site inclusao.serpro.gov.br
D. Terezinha Paiva, 72 anos, conta que se inscreveu no curso para amenizar a ociosidade pois seu tempo era livre no período da tarde, e o curso mudou sua vida. “Hoje tenho e-mail, facebook e já consigo até comprar passagem aérea mais barata pela internet”.
Silvana Reis, coordenadora da Moradia e Cidadania/TO, faz questão de estar presente nos eventos de encerramento das turmas e destacou a importância de facilitar a interação dos idosos com as novas tecnologias. “É muito gratificante ouvir depoimento de pessoas exemplificando a abertura de um novo horizonte em sua vida, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de informática”, afirma.
{siggal}to-04.10.2012{/siggal}