Moradia e Cidadania/TO participa de reunião geral do cursinho TecJovem

9 nov 2012
0

Moradia e Cidadania/TO participa de reunião geral do cursinho TecJovem

evento-TecJovem1    No dia 07 de novembro de 2012 aconteceu um encontro com todos os alunos participantes do cursinho TecJovem, projeto organizado pela Associação das Mulheres em Ação de Palmas (AMAP), que conta com o apoio da Prefeitura local, da Moradia e Cidadania/TO e outros parceiros. O evento foi realizado no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), e contou com a presença da coordenadora estadual da ONG, Silvana Reis, a Presidente da AMAP Francisca Lima, o Diretor do IFTO professor Otaviano; a Coordenadora Pedagógica do Colégio Militar Capitã Carmem, o Coordenador Voluntário, Hilton Faria, representantes da Secretaria Estadual de Educação e dos demais parceiros.

    Na oportunidade foram apresentadas as informações sobre o funcionamento dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio pelos representantes das duas instituições de ensino. A coordenadora Silvana Reis ressaltou “a importância do comprometimento dos alunos para a aquisição dos conhecimentos compartilhados no cursinho, lembrando que eles servirão não apenas para a seleção do Ensino Médio, mas, sobretudo, para a vida”.

    O projeto Tecjovem é um cursinho preparatório para a seleção dos alunos que concluem o ensino fundamental e desejam ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação (IFTO) e do Colégio Militar de Palmas.

    O objetivo do cursinho é aumentar o percentual de jovens carentes ocupantes de vagas gratuitas ofertadas pelo IFTO e Colégio Militar de Palmas e difundir a cultura do curso técnico integrado ao Ensino Médio como alternativa para inclusão, geração de renda e empregabilidade dos jovens.

    Esta é uma iniciativa inédita no Tocantins e a demanda pelo curso tem aumentado significativamente a cada ano. No terceiro ano de realização do projeto já somam cerca de 800 jovens beneficiados. Em 2012 estão cursando 400 estudantes do 9º ano de 37 Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Palmas. As aulas, que iniciaram em agosto e encerrarão em novembro acontecem em 7 pólos, com um total de 228 horas aula.

    As disciplinas básicas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia são ministradas de 2ª a 6ª feira, no período noturno, em espaço cedido por Instituições de Ensino e aos sábados são desenvolvidas atividades de lazer, simulados e reuniões com pais.

    Critérios como baixa renda (até 3 salários mínimos), participação social e compromisso com a aprendizagem e bom comportamento são bases para a seleção, que é feita pelas próprias escolas.

   A Moradia e Cidadania participa desde o início do projeto e contribui com a confecção de apostilas e cópias de material didático que são fornecidos gratuitamente aos participantes.

{siggal}to-09.11.2012{/siggal}

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta