Moradia e Cidadania/TO apóia evento para artesãos e pequenos produtores em Jalapão

6 ago 2016
0

Moradia e Cidadania/TO apóia evento para artesãos e pequenos produtores em Jalapão

A 3ª Festa da Rapadura aconteceu nos dias 08 e 09 de julho de 2016 na comunidade quilombola do povoado do Prata, município de São Félix do Tocantins, região do Jalapão. Organizada pela Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, o evento contou com o apoio dos governos estadual e municipal, SEBRAE, ONG Moradia e Cidadania/TO e outras instituições.

Durante o evento, que teve como tema o “Fortalecimento e difusão da tradição quilombola” os visitantes conheceram o processo de fabricação da rapadura, produzida pela comunidade de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira com o uso de tração animal.

Fizeram parte da programação do evento apresentações culturais, rodas de conversas, oficinas, feira gastronômica e de artesanato e roteiro turístico de base comunitária para conhecer os atrativos turísticos do Jalapão, entre outras.

A parceria da Coordenação Tocantins e a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (SETAS) por meio do programa de inclusão produtiva Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO), resultou na realização de oficinas de Panificação (bolos tradicionais), de temperos caseiros, doces do cerrado, molhos de pimentas e artesanatos, a partir da esqueletização de folhas e tecidos chita chique.

A produção foi comercializada na feira local e a renda que foi destinada à Associação será revertida para a comunidade, que pretende terminar a construção de um restaurante onde continuará a produção e a comercialização para os turistas – além de constituir um fundo para organizar a festa do próximo ano.

A instrutora voluntária Neuzivan Duarte, que representou a ONG Moradia e Cidadania/TO no evento, também efetuou a doação de três notebooks para associações da região e destacou a importância da integração de parcerias para apoiar o desenvolvimento das comunidades, mantendo a preocupação de preservar a cultura tradicional.

Categorizados em: