comunicacao@moradiaecidadania.org.br
O Comitê da Superintendência Regional de Sorocaba realizou, no dia 11 de dezembro de 2010, a visita de final de ano aos projetos realizados nas comunidades de baixa renda de Itaóca.
Participaram da visita o coordenador do Comitê SR Sorocaba, Carlos Nazareth de Macedo, o Superintendente Regional de Sorocaba, Sandro V. Valentini, o Superintendente Regional de Ribeirão Preto, Luis César Figueiredo, Maria Angélica, participante do Comitê, Marcos Justino Ruis, integrante do comitê, Erly Domingos Syllos, empresário de Sorocaba e parceiro do Comitê em alguns projetos, Maria Claudia, Gerente Regional de Pessoa Jurídica da SR Sorocaba, e Silvana Goulart, acompanhada de sua filha Bianca Goulart, representando a Coordenação Estadual de São Paulo. O grupo foi recebido pelo Prefeito de Itaóca, Aluízio Ribas de Andrade, pela Primeira dama Maria de Jesus Ribas e pela Assistente Social Andréia Fortes.
Foram distribuídos panetones e refrigerantes para mais de 150 famílias de baixa renda dos bairros Rio Claro, Fazenda e Quilombo Cangume. Também foram doados mais de 400 brinquedos para as crianças. Aproveitando a ocasião, foram visitados os moradores e alunos dos núcleos de alfabetização de adultos do Quilombo do Cangume, do Bairro Rio Claro e Bairro Fazenda.
No Quilombo do Cangume foi realizado o projeto de iluminação de 30 casas, tendo a ONG Moradia e Cidadania/SP fornecido o material e a Prefeitura a mão de obra. A realização desse projeto beneficiou 200 quilombolas que vivem no local.
Foi visitada também a sala de corte costura e artesanato, implantando pelo Comitê em parceria com o Fundo Social de Itaóca, e que hoje gera renda para várias famílias. O Comitê SR Sorocaba fornece retalhos, linhas e aviamentos para confecção das peças de artesanato.
O ponto alto da visita foi a inauguração da mini cozinha industrial do Bairro Fazenda, construída com recursos angariados num jantar, realizado pelos empregados da SR Sorocaba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaóca, com o Fundo Social de Itaóca, Erly D. Syllos e Antonio Roberto Beldi, empresários de Sorocaba. Nessa cozinha serão preparados alimentos com produtos nativos da região, tais como mandioca, milho, abóbora, etc. E beneficiará, com geração de renda, mais de 15 famílias do Bairro Fazenda.
Na ocasião foram encomendados 1.800 fogões solares.