comunicacao@moradiaecidadania.org.br
O projeto apoiado pela Moradia e Cidadania/SP no Bairro Jardim Monte Alegre, em Ribeirão Preto, oferece desde março de 2010, cursos totalmente gratuitos de manicure, de cabeleireiro básico e avançado, estética corporal e facial, maquiagem e terapia capilar para cerca de 270 alunos.
A iniciativa é resultado de várias parcerias: a Associação de Moradores do Bairro (COVIMAI) é responsável pela manutenção da casa onde funciona o projeto e pelo contato com pessoas na comunidade interessadas em fazer os cursos.
O Centro de Formação Profissional da Prefeitura de Ribeirão fica responsável pelo cadastramento dos interessados, pela formação das turmas, por encontrar voluntários capacitados para ministrarem os cursos e pelo gerenciamento do projeto.
Instituições tradicionais e profissionais reconhecidos na área da estética também doam seu trabalho e produtos. É o caso do SENAI, Vitaderm e dos cabeleireiros Felipe Mariotto, da Mercearia da Beleza, e Marcelo Navarras, da Cibele Beauty Center.
No começo de 2008, funcionários da CAIXA de todo o estado de São Paulo enviaram produtos de beleza para o Comitê Ribeirão Preto. Estes produtos foram armazenados e são utilizados até hoje nos cursos.
A idéia de oferecer cursos na área de beleza surgiu de demanda identificada junto à comunidade e vem sendo buscada desde 2007. Os membros do Comitê Ribeirão Preto explicam que o período de preparação foi longo porque, em alguns momentos, a prioridade era apoiar o processo de urbanização, mas também por falta de voluntários. “A falta de braços é um dificultador. Para mantermos e incrementarmos o projeto, é imprescindível termos mais voluntários. Caso contrário, ele pode acabar, o que será uma pena”, explicam em coro os membros do Comitê Giane Lopes, Gláucia Frederico, Márcia Intrabartollo e Paula Euzébio.
Apoio à comunidade
A Moradia e Cidadania é parceira da CAIXA no projeto ODM com o objetivo de ajudar no processo de urbanização da favela do Monte Alegre, desenvolvendo inúmeras ações. Com o apoio da OSCIP, a associação de moradores realizou, desde 2007, inúmeras reuniões, entre elas, as que ajudaram na urbanização da favela do Monte Alegre.
Na casa também foram realizadas reuniões na área da saúde envolvendo agentes e a comunidade, cursos de curta duração e bazares. Os cursos de educação digital permanecem até hoje.