comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Com o apoio da ONG Moradia e Cidadania/SP, por meio do Comitê Regional Vale do Paraíba, os catadores de materiais recicláveis da região do Vale do Paraíba participaram, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, da 1ª ExpoCatadores 2009, realizada no Mart Center em São Paulo, pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
O evento envolveu a todos os setores da sociedade: governo, empresas, ONG e comunidade e teve por objetivo a troca de experiências e a disseminação de conhecimento e tecnologias para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Além de cooperativas brasileiras estiveram presentes ao evento representantes de associações e cooperativas de catadores da América Latina e Índia.
O evento, que teve a participação de cerca de 1500 catadores, além de autoridades, técnicos, empresários e visitantes contou também com a presença do Presidente Lula que, após visitar os estandes da Feira, discursou no grande auditório.
A CAIXA participou da Feira e recebeu em seu estande a ilustre visita do economista Paul Singer o qual pode apreciar a exposição do Programa Melhores Práticas em Gestão Local, programa este que dissemina por todo país as melhores idéias aplicadas em gestão local. No estande os visitantes podem obter informações sobre o Programa CAIXA ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), bem como conhecer também as ações realizadas pela Superintendência Regional Vale do Paraíba com os catadores de sua região de abrangência, em conjunto com o MNCR.
Cata Vale 2009
Já nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu o 3º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que reuniu, na cidade de São José dos Campos, SP, cerca de 200 participantes, com o objetivo de discutir a política de apoio aos catadores na região.
O evento, promovido pelo Comitê Regional dos Catadores, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Prefeitura de São José dos Campos, contou com o apoio da ONG Moradia e Cidadania /SPe da Caixa Econômica Federal por intermédio do Comitê CAIXA ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) – Regional Vale do Paraíba.
Para o superintendente regional da CAIXA Paulo Galli, “o Comitê CAIXA ODM 2008 – Regional Vale do Paraíba, ao optar por trabalhar com o projeto dos catadores de recicláveis, ajudou a organizar as cooperativas na região.”
Desde 2008, o Comitê CAIXA ODM da Regional Vale do Paraíba optou por trabalhar não com uma única entidade, mas com todos os catadores de material reciclável dos municípios da região. Nesse projeto, denominado “Recicla Vale”, ocorreu o mapeamento e identificação de organizações de catadores existentes na região, contribuindo para a aproximação e estabelecendo diálogo entre catadores, o MNCR e os órgãos públicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos urbanos e, sobretudo, propiciando melhorias concretas nas condições de trabalho e vida dos catadores.
Segundo Jandira Pinto do Prado, catadora e participante da Cooperativa São Vicente da cidade de São José dos Campos, “agora aprendemos a trabalhar em rede (unir as cooperativas para vender em conjunto), é uma cooperativa trocando informações com outra. Isto foi possível a partir do 2º Encontro que tivemos em Aparecida”.
“Coleta seletiva sem catador é lixo!” – com esta frase o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano da Rocha, sintetiza o momento atual da categoria.