comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania/SP é parceira da Lego Education, no Projeto “Bloco a bloco o Brasil que queremos”. O programa estimula crianças e jovens, de forma lúdica e interativa, a refletir sobre o Brasil, suas cidades e comunidades e os diferentes problemas encontrados. Dessa forma, eles passam a compreender a realidade por meio da ampliação de seu repertório cultural, social, artístico e científico, e podem intervir no meio em que vivem. Para concretizar suas idéias, os jovens utilizam a robótica educacional, o cinema, a arte da construção em Lego, além de material alternativo (que não agrida a natureza).
Durante o ano de 2010, o Bloco a bloco atendeu a 200 organizações. Destas, duas são oriundas da ampliação de organizações parceiras, enquanto as 11 novas foram selecionadas por meio de processo seletivo.
Para tanto, as instituições participantes, entre elas o Projeto CDH São Mateus, da Moradia e Cidadania/SP, receberam uma quantidade de peças Lego, além de tecnologia robótica educacional, para que, ao longo de oito meses, pudessem ter capacitação em montagem de maquetes utilizando-se daquela tecnologia.
A metodologia utilizada é baseada nos quatro pilares da Educação da Unesco, o que permite aos alunos que não só absorvam os aspectos tecnológicos do programa (educação tecnológica), mas também incorporem atitudes e desenvolvam habilidades, consubstanciadas nos aprenderes. São eles:
Aprender a Conhecer
O aluno aprende a perceber o mundo e a prestar atenção nas pessoas e nas situações que o cercam.
Aprender a Conviver
Enfatiza a importância da exploração dos diferentes espaços de convívio social e da articulação com eles.
Aprender a Ser
Proporciona o reconhecimento da ética, da responsabilidade, do respeito e da cooperação.
Aprender a Fazer
Etapa de colocar em prática as ideias para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio em que vivem.
RESULTADO ESPERADO:
• Desenvolvimento cognitivo
Aguçar a curiosidade e estimular a criatividade para solucionar problemas.
• Maior compreensão do outro e do ambiente
Reconhecer a necessidade de se trabalhar em equipe.
• Desenvolvimento da autoestima
Estimular a proatividade e a responsabilidade e desenvolver o pensamento crítico.
• Domínio da ferramenta robótica
Ampliar a inclusão digital, desenvolvendo habilidades e competências ligadas a essa área.
• Domínio da comunicação
Desenvolver e estimular a comunicação escrita e oral.
Clique aqui e leia o Relatório Social 2010 do Programa Bloco a bloco – O Brasíl que queremos.