Alfabetização e geração de renda no Município de Itaóca – SP

9 ago 2010
0

Alfabetização e geração de renda no Município de Itaóca – SP

    Em 2010, Moradia e Cidadania/SP, por meio do Comitê Sorocaba, continua desenvolvendo importantes projetos no Município de Itaóca, um dos mais pobres da SR Sorocaba e do Alto Vale do Ribeira.

    Estão em atividade cinco núcleos de alfabetização de jovens e adultos, num total de 94 alfabetizados com idades de 20 a 80 anos. Esses projetos estão em andamentos desde  2003, com excelentes resultados, sendo que vários dos beneficiários já estão empregados em outras cidades da região em virtude de terem sido alfabetizados e sociabilizados.

    O Comitê concluiu em abril de 2010 a construção de uma mini cozinha industrial, onde uma associação de famílias está se beneficiando com mandioca, milho, abóbora etc, o que lhes gera renda.

    “Todos os projetos  realizados desde de 2003, tais como alfabetização de jovens e adultos, sala de corte e costura, construção da mini cozinha industrial, iluminação do Quilombo e sociabilização das famílias quilombolas, influíram decisivamente no desenvolvimento do Município de Itaóca, resultando em melhoria do IDH”, disse o voluntário do Comitê Carlos N. Macedo.

    Além do trabalho de alfabetização em Itaóca, o Comitê Sorocaba passou a colaborar em junho com a AMAS – Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba, uma entidade que, desde 1994, presta assistência para pessoas com síndrome de autismo.

    O autismo se caracteriza pelo comprometimento de três áreas do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e a imaginação. O indivíduo portador de autismo é uma pessoa “fechada em si mesma”. Sua maior dificuldade é relacionar-se com o mundo e com o outro. A AMAS atende em tempo integral 43 portadores de autismo, com idades entre 07 e 36 anos.

    Com o apoio da Moradia e Cidadania/SP, a AMAS está desenvolvendo um trabalho de integração junto às mães destes pacientes, oferecendo cursos artesanais de costura, culinária e de pintura, visando a geração de renda. Desta forma, mães de autistas se reúnem às segundas e sextas-feiras na instituição para aprendizado e confecção de artesanato. E toda a renda obtida com a venda deste material é revertida para as famílias dos autistas.

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta