comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania/SC transformará o Projeto Folclore cm Sustentabilidade e Cidadania em ação cultural a fim de garantir a valorização da cultura regional do Boi de Mamão no sul de Santa Catarina e promover a memória do patrimônio cultural, do folclore tubaronense e catarinense, além de prestar uma homenagem ao Zé do Boi de Mão – José Marcondes.
O projeto foi criado a partir de uma atividade interdisciplinar desenvolvida pelo sócio educador André Simoni, a teatreira Giselle Paes Horacio e oficineiros da Moradia e Cidadania/SC no Projeto de Educação Biocêntrica, realizado no contra-turno da Escola Municipal Faustina da Luz, em Tubarão.
As oficinas sócio-educativas são pautadas em uma cultura de paz, arte, educação e sustentabilidade, visto que os figurinos e adereços dos personagens foram criados e confeccionados pelos alunos e sócio-educadores a partir de materiais recicláveis. O projeto cresce com o empenho e envolvimento de alunos, educadores, direção e da comunidade, por isso os convites para apresentações do Boi de Mamão foram crescendo, e até então o grupo já realizou 10 apresentações.
O processo criativo e produtivo foi coletivo, inclusive a cantoria foi adaptada de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida e assim, lindas músicas foram criadas, resultando na gravação de um CD e posteriormente, a Coordenadora da OMC – Rosaura Couto teve a ideia de produzir um vídeo para replicar este projeto em outras cidades e/ou estados e sobretudo, divulgar o folclore catarinense. A produção e direção do vídeo ficou por conta de Jorge Henrique.
Para assistir ao vídeo Boi de Mamão da Faustina, clique aqui.
Saiba mais…
O auto do Boi-de-Mamão está presente em regiões de todo o Brasil com diferentes nomes, sendo conhecido também por boi de pano, boi bumbá, bumba meu boi, entre outros. Entretanto, o enredo que permeia a brincadeira, envolve o nascimento, morte e ressurreição do boi. Outros personagens fundamentais na brincadeira é a Mariana ou Maricota, que é uma boneca gigante e a bernúncia.