Moradia e Cidadania/SC realiza formatura do I Curso de Capacitação de Pedreiros

12 abr 2011
0

Moradia e Cidadania/SC realiza formatura do I Curso de Capacitação de Pedreiros

    A Moradia e Cidadania/SC realizou, no dia 19 de março, a formatura dos alunos do I Curso de Capacitação de Pedreiros. O Curso faz parte do Projeto “Mãos à Obra”, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na área de abrangência do CRAS I e CRAS II– Centro de Referência de Assistência Social do município de Tubarão/SC.

    Kelly Mendes Machado, colaboradora do Comitê da ONG Moradia e Cidadania em Tubarão, participou da solenidade e afirmou que “ a experiência desse curso piloto foi maravilhosa. Desde o início foi muito positivo, as parcerias fluíram e tornaram possível a execução do Projeto, houve grande demanda dos interessados, pessoas desempregadas ou em condições de subemprego e/ou vulnerabilidade, e finalmente o encaminhamento dos alunos para o mercado de trabalho, consequência da capacitação que tiveram”.

    Foram prestadas homenagens, em especial à professora e engenheira civil responsável, Mara Gomes, da Unisul, e para o mestre-de-obras, afetuosamente chamado de Seu José, cedido pelo Sinduscon, responsável pelo ensinamento da parte prática, e que dedicadamente estava lá todos os sábados, durante oito meses, ensinando como fazer construção civil aos alunos.  Os presentes ressaltaram o desejo de renovar as parcerias e continuar atuando junto à comunidade na parte Social.

    Os formados receberam os certificados, foram saudados pela participação e qualificação, e presenteados pelos parceiros. Além da celebração da formatura dos alunos, ocorreu também a entrega de uma sala de 36m², construída durante o curso, e que ficará para uso do CRAS I e Posto de Saúde da localidade. A sala também poderá ser usada no próximo curso de capacitação.   

    Também estavam presentes na cerimônia de formatura do I Curso de Capacitação de Pedreiros, a Diretora do Campus de Tubarão da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Milene Pacheco Kindermann, o Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon,) e um dos grandes responsáveis pela execução do curso, José Silvio Ghisi, a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I, Carmem Lúcia Cardoso, representantes da Rede Construforça – Núcleo de Materiais de Construção, da Associação Comercial de Materiais de Construção (Acomac – Amurel), da Prefeitura Municipal de Tubarão e Secretaria da Assistência Social, e membros voluntários do comitê da Moradia e Cidadania/SC, Lindomar Vicente, e as novas integrantes Maria Conceição e Greice.

    Todos os parceiros falaram sobre a importância do curso, da necessidade da mão-de-obra da construção civil para o desenvolvimento da sociedade, da edificação que foi construída e que vai ser utilizada para desenvolver atividades socioeducativas com a comunidade, e sobre a qualificação que os formados receberam e dos empregos e das condições de empregabilidade que todos adquiriram, tornando-se capaz de prover melhores condições de vida através da geração do trabalho e renda para si e para sua família. Parte dos alunos já foram contratados pela Camilo e Ghisi, empresa do voluntário e Presidente do Sinduscon, José Silvio Ghisi, e os demais formandos também já estavam trabalhando ao final do curso.  “Já estamos trabalhando em cima de uma ideia que vai juntar capacitação profissional e cultura.” Afirma Kelly.

    Através desta  capacitação, a ampliação da renda dos alunos e a preparação para o mercado de trabalho será efetivamente diferenciada para melhor, onde não só os formandos se beneficiam, mas também toda a comunidade e o setor de construção civil.

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta